Alexey Lukyanuk dominou o dia inaugural do Rali de Roma Capital, vencendo as seis classificativas disputadas desta primeira prova do Europeu de Ralis (ERC). O russo está já com mais de meio minuto de avanço face ao segundo classificado, Giandomenico Basso. Depois de Pedro Almeida ficar de fora, Pedro Antunes (Peugeot) é o único luso em prova, sendo 25.º da geral e segundo na sua categoria, o ERC3 Junior.
Tal como acontecera de manhã, Lukyanuk (Sainteloc Junior Team/Citroën) foi o mais rápido em Pico-Greci na segunda passagem para a PEC 2, ao superar Craig Breen (Team MRF Tyres/Hyundai) por 2,6s. Basso (Volkswagen) foi apenas sétimo e cedeu terreno na disputa pela liderança: manteve-se em segundo, mas já a 23,6s do topo da geral. Antunes subiu ao top 25 do rali com o 24.º registo.
A PEC 5 levou os pilotos pela segunda vez ao troço Roccasecca-Colle San Magno, e Lukyanuk impôs-se perante Oliver Solberg (Volkswagen por 2,9s). Com o terceiro registo, Basso voltou a ceder tempo, enquanto Solberg ascendeu a terceiro por troca com Breen que rubricou a sétima marca da especial. O 31.º tempo permitiu a Antunes continuar em 25.º do rali.
Em Santopadre-Arpino 2, o dia fechou com a PEC 6 e Lukyanuk foi de novo o mais forte: superou Solberg por 2,5s viu Basso ser quinto a 7,4s, pelo que acaba o dia com 34,1s de avanço no comando do rali. Basso é segundo e Solberg terceiro já a 47,1s. Antunes assinou a 28.ª marca sendo 25.º da geral e vice-líder do ERC3 Junior a 11,2s de Ken Torn (Estonian Autosport Junior Team/Ford).
Top dez da geral após a PEC 6:
