Ao cabo das três primeiras especiais da tarde, Alexey Lukyanuk está no comando do Rali das Ilhas Canárias, segunda ronda do Europeu de Ralis (ERC). O piloto do Citroën da Sainteloc Racing possui uma curta margem face a José María López (Citroën Rally Team) volvidas seis classificativas.
A parte da tarde começou com Pierre-Louis Loubet (2C Competition/Skoda) e López a fazerem o mesmo tempo na segunda passagem por Valsequillo da PEC 4, seguindo-se Marijan Griebel (Skoda) e Lukyanuk, que assim conseguiu manter a liderança do rali mas com margem encurtada para 1,7s face a López.
O russo recuperou quatro décimas na PEC 5 (San Mateo 2), na qual ficou com o melhor tempo na frente de López. Chris Ingram (Toksport WRT/Skoda) foi terceiro e ascendeu à mesma posição do rali. Loubet acabou com a quarta e Griebel com o quinto registo.
Lukynuk superou López em Tejeda 2 na sexta especial por 4,2s e segue agora com 6,3s de margem. O top cinco do troço foi fechado por Griebel, Ingram e Loubet. Entretanto, mais abaixo o líder do campeonato Łukasz Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda) rubricou o sétimo registo para manter o mesmo lugar da geral.
No ERC3, liderado por Florian Bernardi (Renault), Pedro Antunes (FPAK Portugal Team ERC/Peugeot) mantém-se em sexto apesar de não ter estado tão forte como da parte da manhã. O mesmo piloto luso encontra-se em quarto no ERC3 Junior a 56s do líder Jean-Baptiste Franceschi (Ford). Antunes é também o representante português na ERC Nations Cup, seguindo em quarto de uma tabela liderada por José António Suárez (Rallye Team Spain/Hyundai).
Top dez da geral após a PEC 6:
