Alexey Lukyanuk é o campeão europeu de ralis. O sétimo lugar no Rali das Ilhas Canárias, ganho por Adrien Fourmaux, foi suficiente para o russo celebrar a conquista. A última prova do Europeu de Ralis (ERC) teve os dois portugueses à partida, José Paula e Pedro Almeida, a abandonarem.
Depois de Nil Solans (Team Vito Skoda) e Iván Ares (Hyundai Ares Racing Team) se revezarem na liderança até à PEC 11, foi Fourmaux a tomar conta das operações. Constante e com poucos erros, o homem da M-Sport Ford foi o mais eficaz. Esta tarde não venceu qualquer troço, mas com 33,4s de avanço face a Yoann Bonato (Citroën) só precisava de evitar percalços.
Ares foi o mais rápido na PEC 14 (Valleseco 2), antes de Andreas Mikkelsen (Topp-Cars Rallye Team/Skoda) terminar no topo das duas seguintes. José María López (Rallye Team Spain/Citroën) fechou na frente da 16.ª e última especial, em que Fourmaux selou a vitória com o 16.º registo. Bateu Bonato por 25 segundos exatos.
Ares acabou na terceira posição a 55,6s e com 21,8s de avanço sobre Oliver Solberg (Volkswagen). O sueco era um dos candidatos ao título, mas tal como Lukyanuk (Saintéloc Junior Team/Citroën) atrasou-se cedo e nunca conseguiu lutar pelos primeiros lugares da geral. José António Suárez (Recalvi Team/Skoda) fechou o top cinco na frente de Mikkelsen e Lukyanuk.
O resultado deu o título a Lukyanuk, que assim é bicampeão dois anos depois da primeira conquista. Quanto aos lusos, Almeida (Peugeot) estava na luta pelo top 30 da geral e pelo quarto posto do ERC 3 e ERC 3 Junior quando abandonou antes da PEC 10 este sábado de manhã. Depois, foi José Paula (Peugeot) a retirar-se com problemas, discutindo o top 40.
Top dez final do rali:
