12 C
Lisbon
22 Fevereiro 2019
Circuitos

Lotterer e Vergne criticam formato de qualificação da Fórmula E

André Lotterer e Jean-Eric Vergne não estão agradados com o formato de qualificação que actualmente vigora na Fórmula E. Os pilotos são divididos em grupos de  pilotos consoante as posições no campeonato, com cada um a ter seis minutos para estabelecer o seu melhor tempo. Os seis mais rápidos avançam para a Super Pole que atribui a pole position com cada piloto a ter uma tentativa.

No ePrémio de Santiago do Chile, os dois pilotos da DS Techeetah tiveram algumas dificuldades para terem uma boa prestação devido à pista estar escorregadia, sendo que os cinco pilotos do primeiro grupo de qualificação falharam a Super Pole (o melhor foi Vergne, que não foi além do 13.º lugar da geral). Citado pela publicação britânica Autosport, o campeão de 2017-2018 teceu críticas ao formato de qualificação:

– Não compreendo, gastámos tanto tempo e dinheiro para tentarmos ser os melhores, mas somos penalizados por estarmos no primeiro grupo, especialmente numa pista assim em que a sua evolução foi enorme. A qualificação sempre foi um problema na Fórmula E. Quando estava na Fórmula 1 ninguém se queixava sobre a qualificação, portanto não acho que possam continuar muito tempo neste caminho. Há grandes construtores a gastarem muito dinheiro e depois têm o fim-de-semana arruinado por estarem no grupo um. Consigo entender que as pessoas gostam que seja uma lotaria, mas quando gastas tanto dinheiro o nosso desporto não deve ser uma lotaria”.

O colega de Vergne, Lotterer, alinha pelo mesmo diapasão: “Não é uma forma muito boa de definir esses grupos porque tens de começar no primeiro grupo com os monolugares na ordem do campeonato e não acho que seja a forma certa; por que deves ser penalizado por estares na frente; porque estarás sempre no grupo um. Investimos muitos esforços e recursos para estar na frente e se fores mandado para trás regularmente por causa disso não é muito bom”.

Créditos da imagem: Sam Bloxham / LAT Images

 

Related posts

Lucas di Grassi admite candidatar-se à presidência da FIA no futuro

Bernardo Matias

Nico Müller no World RX na Letónia com a EKS Audi

Bernardo Matias

Brabham tem recebido diversos contactos para fazer regressar o nome à F1

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com