Thierry Neuville conservou o comando do Rali da Catalunha na tarde de sábado, estando bem posicionado para ganhar. Ainda assim, não será fácil para o homem da Hyundai manter-se na luta pelo título do Mundial de Ralis (WRC), já que o líder Ott Tänak se encontra em terceiro e Neuville precisa de lhe recuperar 42 pontos.
Depois da supremacia de Neuville na parte da manhã, foi Tänak (Toyota) a entrar mais forte à tarde, superando o belga da Hyundai por três décimas em Savallà 2 na PEC 10. A especial não teve diferenças substanciais entre os primeiros, mas mesmo assim Neuville conseguiu ganhar 4,2s a Sébastien Loeb (Hyundai), que não conseguiu ir além do oitavo registo e viu o colega Sordo colocar-se a 3,5s de distância.
Na segunda passagem pelo troço de Querol, Tänak voltou a rubricar a melhor marca, desta feita cinco décimas à frente do colega Jari-Matti Latvala. As diferenças foram novamente curtas mas, com o terceiro registo, Neuville ganhou mais nove décimas a Loeb que foi quinto. O gaulês cedeu ainda seis décimas a Sordo na luta pelo terceiro posto, com Tänak a conseguir igualmente aproximar-se.
No penúltimo troço do dia, a PEC 12 (El Montmell 2), Tänak impôs-se mais uma vez, desta feita batendo Ogier por 1,7s. Neuville ficou em terceiro e ganhou 5,6s a Loeb que foi oitavo. Assim, o belga cimentou o comando da geral e passou a ter novo perseguidor: Sordo, que com a quarta marca ultrapassou Loeb e colocou-se a 20,6s da liderança. Tänak passou a estar a menos de segundo e meio de Loeb, aproximando-se do pódio.
A única passagem em Salou para a PEC 13 encerrou o dia de sábado. Foi um troço curto com algumas surpresas. Neuville fez o melhor tempo e reforçou o comando, uma vez que Sordo foi terceiro a 0,9s. Agora, estão separados por 21,5s. Entre os dois no troço ficou Nil Solans, num Volkswagen do WRC 2. Tänak quinto da PEC, perdeu um segundo face a Neuville mas ainda assim chegou ao terceiro lugar da prova, estando a 24,6s do topo. Para tal, ultrapassou Loeb, décimo da classificativa. Latvala, que fez o oitavo tempo, termina o dia em quinto. Mais atrás, Sébastien Ogier (Citroën) já conseguiu subir até oitavo, concluindo sábado com o sétimo ‘crono’ da PEC 13.
No WRC2 Pro, Kalle Rovanperä (Skoda) ganhou os dois primeiros troços da tarde e Jan Kopecký (Skoda) impôs-se nos dois seguintes. Contudo, e mesmo tendo cedido muito terreno, Mads Østberg (Citroën) mantém-se na liderança da classe com apenas 9,8s de avanço face a Rovanperä, que acabou o dia com contratempos na PEC 13. Solans esteve forte no WRC2 esta tarde com vitórias em três dos quatro troços, mas Eric Camilli (Citroën), que foi mais rápido na PEC 10, já leva 1m00,7s de avanço face ao segundo classificado da geral, Pierre-Louis Loubet (Skoda).
Top dez da geral após a PEC 13:
