Depois do título de Fórmula 2, Charles Leclerc assegurou a promoção à Fórmula 1 com a Sauber em 2018, onde irá fazer dupla com Marcus Ericsson. Ganhar o estatuto de ‘primeiro piloto’ no seio da formação de Hinwil não faz parte das ambições do jovem monegasco, que assegura que só estará focado nas suas tarefas.
Em declarações ao jornal Blick, Leclerc respondeu assim quando questionado sobre o ‘duelo interno’ na Sauber com Ericsson: “Só irei manter o foco em mim mesmo e no meu trabalho. Quero tirar o máximo do monolugar. Temos o novo motor da Ferrari, que será um grande passo em frente. Espero que o monolugar também progrida. Então, estou seguro que podemos fazer bons resultados. A equipa está actualmente a trabalhar arduamente para isso”.
O piloto deu também conta do seu entusiasmo com 2018: “Claro que estou muito entusiasmado. É o meu primeiro ano. […]. Estou muito ansioso pela primeira corrida e também por estar envolvido no regresso da Alfa Romeo. Todos os que têm paixão pela F1 sabem que a Alfa estabeleceu alguns marcos no desporto”.