11.6 C
Lisbon
18 Fevereiro 2019
Dakar

Lançamento da 13.ª etapa do Dakar

Esta sexta-feira é o dia de decisões no Dakar 2018 com a 13.ª etapa, que é a última de grande distância antes da consagração final de amanhã em Córdoba. A tirada liga San Juan a Córdoba com 369km cronometrados e 560km de ligação.

O dia começa com as dunas de San Juan mas também inclui secções que podem ser favoráveis aos conhecedores do Rali da Argentina do Mundial de Ralis (WRC). Esta é a derradeira barreira para os pilotos e equipas antes da consagração, mas os quase 400km cronometrados ainda podem ter um impacto significativo nas contas da geral.

Sainz perdeu tempo, mas continua sólido na liderança
Carlos Sainz não só jogou pelo seguro na tirada de ontem como também teve alguns contratempos no seu Peugeot (um furo e problemas de caixa de velocidades) cedendo mais de 16 minutos ao colega Stéphane Peterhansel. No entanto, ainda são mais de 44 minutos a separarem os dois primeiros classificados, pelo que em condições normais Sainz tem tudo para ganhar confortavelmente. O francês, por seu turno, ainda não tem o terceiro posto completamente seguro, com Nasser Al-Attiyah a pouco mais de 21 minutos. Já o qatari da Toyota dispõe de cerca de 11 minutos de margem face ao quarto, Bernhard ten Brinke.

Top cinco:
1.º Carlos Sainz (Peugeot), + 42h24m31s
2.º Stéphane Peterhansel (Peugeot), 44m41s
3.º Nasser Al-Attiyah (Toyota), + 1h05m55s
4.º Bernard ten Brinke (Toyota), + 1h17m21s
5.º Giniel de Villiers (Toyota), + 1h26m31s

Villagra é o novo líder dos camiões… com uma escassa margem
Tudo em aberto nos ‘pesos pesados’. Ontem, Eduard Nikolaev (Kamaz) terminou em terceiro e recuperou 1m08s a Federico Villagra (Iveco) para assumir a liderança. O argentino foi o quarto classificado e desceu ao segundo posto da geral, mas mantém intactas as possibilidades de vencer: segue a apenas um segundo de Nikolaev, pelo que se antevêem emoções fortes nas últimas duas etapas do Dakar em camiões. Siarhei Viazovich (MAZ) é o terceiro classificado, posição que tem relativamente segura tendo em conta a margem de quase duas horas que dispõe face ao quarto, Airat Mardeev (Kamaz).

Top cinco:
1.º Eduard Nikolaev (Kamaz), 47h14m31s
2.º Federico Villagra (Iveco), + 1s (+ 15 minutos)
3.º Siarhei Viazovich (MAZ), + 3h26m14s (+ 20 minutos)
4.º Airat Mardeev (Kamaz), + 5h20m15s (+ 15 minutos)
5.º Ton van Genugten (Iveco), + 5h23m40s

As cidades de partida e chegada
Depois de receber o final da etapa de ontem, hoje San Juan acolhe o arranque da 13.ª tirada. A região em que esta cidade está inserida inclui o Parque Nacional e Reserva de San Guillermo, que constitui um habitat único de espécies protegidas, nomeadamente vicunhas e guanacos. Também é a região dos observatórios astronómicos do Parque Nacional El Leoncito, do Valle Fértil e do Parque Nacional e Provincial Ischigualasto, ou Valle de la Luna – local paleontológico com vestígios fósseis únicos do período Triássico, que o torna Património Mundial Natural da UNESCO.

Valle de la Luna, província de San Juan.Manzana Jesuítica de Córdoba.

Córdoba, que amanhã encerra o Dakar 2018, recebe já esta sexta-feira o fim da 13.ª etapa. Fundada em 1573, continua a conservar traços do passado colonial, visíveis nas construções, igrejas e monumentos no centro histórico da cidade. De destacar, neste aspecto, a Manzana Jesuítica, local religioso declarado Património Mundial da UNESCO em 2000. Trata-se da capital da província de Córdoba e é a segunda maior cidade de toda a Argentina.

 

Mapa e perfil:

Mapa ; Créditos: dakar.comPerfil ; Créditos: dakar.com

Horários de partida (hora de Portugal Continental):

Carros: 11h56
Camiões: 13h35

Related posts

Van Genugten estreou-se a ganhar em 2018 numa ‘dobradinha’ Iveco nos camiões

Bernardo Matias

Peterhansel: “Tivemos de lidar com todo o tipo de piso que podes encontrar no Peru”

Bernardo Matias

Loeb líder da primeira parte da quinta etapa do Dakar; Sainz atrasou-se

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com