Até agora apenas a Aston Martin e a Toyota se comprometeram com a nova categoria de topo do Mundial de Resistência (WEC) que avançará em 2020/2021 com modelos baseados em hipercarros de estrada ou com a silhueta de hipercarros de estrada.
Contudo, os regulamentos apresentados na sua versão final há cerca de duas semanas estão a fomentar interesse e a Lamborghini é um dos construtores que está agradado com estas regras. Giorgio Sanna, director desportivo do fabricante italiano, revelou à publicação AutoHebdo:
– Estes regulamentos são bons porque são baseados em hipercarros, um segmento cada vez mais forte no mercado, especialmente para marcas de carros desportivos como a Lamborghini. Precisamos de explorar isto mais ao detalhe, considerando que os carros híbridos e tradicionais podem rodar em conjunto”.
O responsável de Sant’Agata Bolognese prosseguiu: “Temos também de ver qual será o Balance of Performance entre estes dois conceitos, o que os construtores possivelmente interessados esperam. Mas estamos em contacto com a FIA”.
Embora não seja necessário que os futuros hipercarros do WEC tenham um sistema híbrido, Sanna admitiu que esse terá de ser o futuro da Lamborghini: “O futuro próximo da Lamborghini irá passar pela hibridização”.
Quanto ao WEC em si, o dirigente italiano frisou que o factor mais fulcral a considerar é o orçamento. E nesse aspecto está encorajado com o que foi anunciado: “Mas o mais importante a analisar bem é o orçamento necessário. As quantias avançadas são encorajadoras comparando com os orçamentos actuais dos LMP1. É um bom passo em frente”.