José María López continua sólido no comando do Rali das Ilhas Canárias quando chegou ao fim a parte da manhã deste sábado. Aproveitando da melhor forma o infortúnio de Alexey Lukyanuk no início do dia, o espanhol está a manter os principais rivais sob controlo, procurando uma vitória caseira na segunda ronda do Europeu de Ralis (ERC).
Depois de assumir a primeira posição no início da manhã, López (Citroën Rally Team) fez um modesto oitavo registo na PEC 11 (Galdar 1), só que o seu principal perseguidor Chris Ingram (Toksport WRT/Skoda) não conseguiu recuperar mais do que 3,5s. O troço foi ganho por Pierre-Louis Loubet (2C Competition/Skoda) com 1,1s de avanço face a Iván Ares (Hyundai Motor España).
José António Suárez (Rallye Team Spain/Hyundai) assinou o melhor registo da PEC 12 na primeira passagem por Valleseco, com Loubet e López a ficarem logo a seguir a 1,4s. Ares rubricou a quarta marca e Łukasz Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda), líder do campeonato antes desta prova foi quinto. Com o sétimo registo, Ingram cedeu 2,2s a López, pelo que o britânico continua em segundo da geral mas agora a 35,6s do líder espanhol. Também na geral, Marijan Griebel (Skoda) é terceiro a 39,9s do topo, sendo o top cinco encerrado por Ares e Norbert Herczig (Mol Racing Team/Volkswagen).
Nas contas do ERC3, o luso Pedro Antunes (FPAK Portugal Team ERC) continua a fazer uma exibição sólida e ascendeu entretanto a quinto. O líder Florian Bernardi (Ford) tem 16 segundos de avanço para Jean-Baptiste Franceschi (Ford). Em ERC3 Junior, Antunes continua na luta pelos lugares cimeiros e segue em terceiro a 26,8s do segundo classificado Efrén Llarena (Rallye Team Spain/Peugeot), que por sua vez já está a 1m13,5s do líder Franceschi. Na ERC Nations Cup Suárez é líder destacado na frente de Vojtěch Štajf (ACCR Czech Rally Team I/Skoda), enquanto o representante luso Antunes conserva o quarto lugar.
Top dez da geral após a PEC 12:
