A primeira metade da temporada de Sebastian Vettel foi forte, mantendo-se totalmente dentro da discussão do título de Fórmula 1 com Lewis Hamilton. No entanto, uma série de erros quer da parte do piloto, quer da parte da Ferrari – além da perda de rendimento do SF71H em algumas provas – acabaram por o arredar da discussão. Perante tal cenário, houve quem sugerisse que o germânico poderia estar a sentir negativamente o efeito da pressão.
Na conferência de imprensa da passada sexta-feira em Interlagos, o engenheiro da Ferrari Jock Clear foi questionado sobre o quão difícil foi a pressão para Vettel, respondendo: “É difícil dizer. O facto é que os pilotos do calibre dele gostam da pressão. É o que penso, os atletas de topo competem contra os melhores e a pressão é a pressão. Faz parte do trabalho. Julgo que ele gostou da temporada. Existiram altos e baixos. Penso que ele disse recentemente que achou a perda o campeonato em 2009 mais frustrante”.
Clear salientou também que toda a equipa da Ferrari teve responsabilidades no desenrolar da época e antecipou que Vettel fica fortalecido com os acontecimentos de 2018: “Penso nisto como um todo, ele chegou a esta batalha disposto a correr riscos, disposto a dar tudo e fazemos parte disso. Todos tivemos a nossa responsabilidade este ano nos altos e baixos. Julgo que do ponto de vista do Seb só lhe dá mais força para regressar no ano que vem e dizer que há assuntos por acabar”.
Créditos da imagem: Glenn Dunbar