9.2 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Autos Novidades

Jaguar E-Pace com suspensão activa, inteligência artificial e novos motores

A Jaguar decidiu operar algumas melhorias no E-Pace, já disponível para encomenda em Portugal com novos motores 2.0 a gasolina da família Ingenium, sistema Smart Settings de auto-aprendizagem e suspensão com amortecimento adaptativo. No que às motorizações diz respeito, destaque principal para a unidade P200 com 200 cv e 340 Nm, capaz de levar o E-Pace até 216 km/h e de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 8,2 segundos, mas com um consumo combinado de 8,2 l/100 km.

A gama passa a integrar, igualmente, as versões P250 (250 cv e 365 Nm) e P300 (300 cv e 400 Nm) deste quatro cilindros em linha a gasolina, sendo que, aqui, as respectivas prestações passam a ser de 230 km/h de velocidade máxima, 7,0 segundos nos 0-100 km/h e 8,2 l/100 km de consumo combinado para a variante intermédia, e de 243 km/h de velocidade máxima, 6,4 segundos nos 0-100 km/h e 8,5 l/100 km de consumo combinado para a opção mais dotada. Como é norma no E-Pace, todos os motores dispõem de filtro de partículas e estão sempre conjugados com a tracção total e a caixa automática de oito velocidades (à excepção da versão base D150 turbodiesel, a única disponível também com caixa manual de seis relações).

O mais acessível dos SUV da Jaguar passa, ainda, a poder dispor de um sistema de amortecimento adaptativo, que a Jaguar assegura ser capaz de ajustar-se com grande rapidez às condições de condução, além de contar com um modo específico para o todo-o-terreno, a juntar aos Normal e Dynamic para utilização em asfalto, todos elegíveis a partir do menu do Sistema Dinâmico Configurável, que integra o sistema JaguarDrive Control. Ao monitorizar os movimentos do veículo a cada dois milésimos de segundo, o sistema ajusta o amortecimento em conformidade a cada dez milésimos de segundo, por forma a garantir ao E-Pace um comportamento mais eficaz, e ao condutor um maior controlo sobre a viatura.

Novidade no E-Pace é, do mesmo modo, a função Smart Settings, introduzida pelo I-Pace, e que reconhece à tecnologia de auto-aprendizagem baseada em inteligência artificial para analisar os hábitos do condutor, com o intuito de antecipar as suas necessidades e tornar a sua vida mais fácil. O sistema permite, assim, por exemplo, que o E-Pace reconheça o condutor quando este se aproxima, através da chave e do sinal Bluetooth do smartphone, logo ajustando o banco, a temperatura do ar condicionado e o sistema de info entretenimento às respectivas preferências.

A passagem do tempo permitirá aos algoritmos personalizar a configuração do automóvel com base em elementos como a hora, a localização, a meteorologia e os padrões de comportamento do utilizador – estando apto a pré-aquecer o volante e os bancos num dia frio, ou alterar a fonte multimédia num determinado dia ou momento da semana. O sistema tem capacidade para armazenar até oito perfis configurados; a função Intelligent Phone Reminder indicará ao condutor que se esqueceu do seu smartphone; a Predictive Call List adopta os padrões de utilização do telefone para dar prioridade aos contactos mais utilizados no momento próprio.

O sistema Smart Settings é disponibilizado no E-Pace integrado no Connect Pro Pack, que inclui ainda ponto de acesso Wi-Fi 4G, Pro Services e Navigation Pro. O que lhe permite disponibilizar informação de trânsito em tempo real, navegação porta a porta desde o smartphone, Street View e disponibilidade de estacionamento.

Related posts

Nissan Leaf Open Car: agora em modo descapotável

Redacção

Volvo XC40 FWD já disponível: sempre Classe 1 e desde €35 000

Redacção

Novo Renault Mégane R.S. Trophy em Outubro: 300 cv e châssis Cup

Redacção

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com