Sebastian Vettel teve duas temporadas difíceis na Fórmula 1 em 2019 e 2020, mas o seu primeiro grande erro vem de antes. Remonta ao GP da Alemanha de 2018, quando liderava tranquilamente e despistou-se quando a chuva chegou. Para Helmut Marko, consultor da Red Bull, esse foi um momento importante na trajetória de Vettel com a Ferrari.
Numa entrevista ao site Motorsport.com, o austríaco sustentou que esses acontecimentos da prova germânica de 2018 foram uma espécie de ponto de viragem na confiança do #5, que errou demasiado desde então:
– Acho que é uma insegurança que, a meu ver, começou com o acidente em Hockenheim em 2018, enquanto liderava. Na altura o [Maurizio] Arrivabene ainda era chefe de equipa. Daí em diante, a relação com a Ferrari foi de mal a pior. Quanto ele estava em desvantagem em termos de material não consigo dizer, mas tem de ser dito que ele cometeu demasiados erros próprios. Com esse acidente, a incerteza surgiu, e muito frequentemente a pilotagem não esteve ao nível do Vettel’.