No seu primeiro dia de testes aos comandos de um Fórmula 1, Callum Ilott sofreu ontem um aparatoso despiste durante a tarde do dia inaugural de ensaios de Barcelona. O piloto perdeu o controlo do seu Alfa Romeo, entrou em pião e bateu de traseira a pouco mais de 200km/h na zona da curva três.
O jovem britânico, que compete na Fórmula 2, fez 40 voltas ao longo de terça-feira terminando em 12.º na tabela de tempos. No fim, explicou citado pelo Motorsport.com que o despiste é de certa forma inexplicável e aconteceu de forma totalmente inesperada:
– Fiz a primeira parte da curva três e, do nada, houve uma perda de controlo – sem nenhum movimento anterior – e é por isso que é um bocado inexplicável. Não há diferença no vento, não se partiu algo que tenhamos visto e em termos de pilotagem parece muito similar, pelo que é um bocado estranho. Fui acompanhado completamente desprevenido porque foi exactamente o mesmo em todas as outras voltas, pelo que ainda estamos a analisar. Foi estranho”.
Ilott comentou ainda: “Sinto sempre que é minha culpa desde logo, como se tivesse feito algo errado ou feito o monolugar descontrolar-se. Portanto, o meu primeiro instinto real é perguntar o que fiz, culpar-me a mim mesmo. Não é que culpe a equipa de nenhuma forma, mas pensas imediatamente que talvez tenhas sido demasiado agressivo com o acelerador e depois pensas que talvez o vento tenha mudado. Julgo que foi uma combinação de quando estás a entrar mais na velocidade com o monolugar e estás mais no limite, com estes monolugares podes ver que do nada estas coisas podem acontecer”.