Nico Hülkenberg foi, a certo ponto, um dos protagonistas do GP da Alemanha de Fórmula 1. A estreia nos pódios chegou a parecer uma possibilidade para o homem da Renault, mas na volta 40 foi uma das vítimas da escorregadia curva 16 de Hockenheim e acabou nas barreiras, não evitando o consequente abandono.
Após a prova, Hülkenberg mostrou o seu descontentamento com o asfalto nesse ponto do circuito, que é distinto devido à pista de drag existente: “Não sei o que dizer. Um esforço fantástico da equipa, de mim. Depois, perdi o monolugar por um momento na curva errada, na curva 16. Não é um asfalto normal. É como uma pista de patinagem no gelo. Assim, que lá estive, não consegui controlar o monolugar. Estava a acelerar em vez de desacelerar e viram o resultado”.
Assim, o alemão admitiu que é um desfecho difícil de aceitar e frisou ao site oficial da F1 o problema da curva em causa:
– É difícil de engolir. Lamento pela equipa, eles fizeram um óptimo trabalho, especialmente com a estratégia de corrida. Tudo estava bem até àquele momento, mas tens de fazer todas as voltas. […]. Penso que haverá uma discussão. Normalmente estamos preocupados com a segurança, mas nem tem a ver com segurança, é só tolo. É um asfalto completamente diferente. Com piso seco está bem, mas no molhado foi louco. Qualquer outra curva, em qualquer outra pista, sais, voltas e nada acontece. Mas nesta corrida custou-nos um grande resultado”.