Este ano, a Fórmula 1 teve de adaptar o seu calendário às circunstâncias da pandemia. Isso obrigou a apostar em circuitos inéditos – como Mugello ou Portimão – e regressos depois de longas ausências – Imola, Nürburgring e Istanbul Park. Christian Horner considera que em épocas regulares deveria existir uma vaga por convite reservada a este tipo de pistas.
O chefe de equipa da Red Bull sustentou em declarações à publicação britânica Autosport: ‘É ótimo a F1 ir a estes diferentes locais e temos mais alguns por virem em Istambul e Imola. Isso mantém a competição por um dos 22 lugares no calendário e creio que seria bom ter uma espécie de corrida convidada uma vez por ano para ter estas pistas diferentes’.
Refira-se que a cobiça por receber a F1 é elevada, mas o calendário está muito perto do seu máximo de provas. Para além disso, é caro receber regularmente um GP. Um lugar rotativo por convite daria a chance de variar um pouco mais e incluir pelo menos um traçado diferente em cada temporada. Há diversos circuitos com Grau 1 FIA, a licença requerida para a F1.