Este ano será o último da Honda na Fórmula 1 como fornecedora de motores neste período de atividade que começou em 2015. Se a parceria com a McLaren até 2017 esteve muito aquém das expectativas, a colaboração com a Red Bull e a AlphaTauri tem tido frutos cada vez mais saborosos desde 2018. E os japoneses esperam não sair sem conquistas.
Toyoharu Tanabe, diretor técnico da Honda para a F1, salientou citado pelo site da F1 que se trabalha numa nova unidade motriz: ‘É claro que estamos a desenvolver a nossa nova unidade motriz para 2021, não apenas para rendimento como também para fiabilidade, e depois sabemos que a nossa posição ainda é atrás da Mercedes, e depois os outros adversários não dormem no defeso. Este ano temos um defeso muito curto, mas todos os envolvidos na Fórmula 1 fazem o máximo esforço para ganharem corridas, também o campeonato, por isso não é… fácil dizer que ganharemos’.
Sem embargo, o japonês deixou bem vincado que a ideia é tentar atacar o título de F1 no ano de despedida: ‘Por outro lado, ficaríamos muito satisfeitos por ganhar mais corridas e depois tentar lutar pelo campeonato em 2021. Por isso continuamos a trabalhar muito arduamente na nossa unidade motriz para a próxima época’.