• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Terça-feira, Março 2, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

HISTÓRIA: O GP do México de 1968

by Redacção
3 Novembro 2018
in História
0
HISTÓRIA: O GP do México de 1968
5
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

A viver ainda o rescaldo dos Jogos Olimpicos, que tinham acabado uma semana antes, a Cidade do México era o palco da.última prova do campeonato, aquela do qual iria decidir quem levaria o ceptro de campeão desse ano.

Na última prova do campeonato de 1968, três pilotos poderiam alcançar o título mundial: Graham Hill, Jackie Stewart e Dennis Hulme. O líder do campeonato, Hill (39 pontos), no seu Lotus 49, seria campeão caso alcançasse o pódio, e Stewart (36 pontos) não vencesse a corrida. Se o escocês ganhasse a corrida, era o campeão. Ainda tinha um terceiro candidato, o neozelandês Hulme (33 pontos) no seu McLaren. Mas este só poderia revalidar o título se ganhasse, e nenhum dos dois conseguisse pontuar, ou se Hill ficasse abaixo do quarto lugar, por exemplo.

Uma matemática complicada, que só a corrida permitia desvendar. Mas uma coisa era certa: na maioria das chances, bastava a vitória de um deles para se sagrar campeão.

No pelotão, a Lotus inscreveu um terceiro carro, para o local Moisés Solana, para ajudar a equipa a conseguir o campeonato de Construtores. Ele conseguiu ser melhor do que o segundo piloto, Jackie Oliver, e ficou na 11ª posição na grelha, enquanto que Oliver foi 14º. A Honda inscreveu um segundo carro, para o veterano sueco Jo Bonnier, que ficou no final do pelotão, na 18ª posição.

Mas a grande surpresa foi nos treinos, com a pole-position do suiço Jo Siffert, no seu Lotus privado, inscrito por Rob Walker. No segundo posto estava o Ferrari de Chris Amon, e logo a seguir vinha o Lotus de Graham Hill. No quarto lugar estava Denny Hulme, no seu McLaren-Ford. Jackie Stewart era o sétimo da grelha, atrás do terceiro McLaren de Dan Gurney e do Honda de John Surtees. Outro herói local, Pedro Rodriguez, não conseguia mais do que o 12º tempo no seu BRM.

No dia da corrida, um autódromo cheio (mais de cem mil espectadores) aguradavam com ansiedade o desfecho do Mundial de formula 1 de 1968. Na largada, nennhum dos piltoos da frente parte bem, e é Graham Hill que fica com a liderança, arrebatada ainda na primeira volta pelo Honda de John Surtees. Contudo, na volta seguinte, Hill volta à primeira posição, com Stewart no terceiro posto, e Hulme no quinto lugar, atrás de Chris Amon.

Nas voltas seguintes, Surtees atrasa-se, com problemas de motor (acabará por desistir, com sobreaquecimento), e o escocês fica com a segunda posição. Na volta dez, o primeiro dos candidatos ao título desiste; a suspensão do McLaren de Denny Hulme parte-se e tem um acidente, sem consequências.

Entretanto, Siffert, que se tinha atrasado na partida, faz uma corrida de recuperação, e intromete-se na luta pela liderança, e subsequentemente, na luta pelo título. Na volta 22 chega à liderança, e fica por lá, caminhando para uma eventual segunda vitória na temporada. Contudo, um cabo do acelerador parte-se, e o piloto suiço vai às boxes para reparar e voltar à pista, com uma volta de atraso.

Assim sendo, Hill e Stewart voltam para o primeiro e segundo postos, lutando à distância para saber quem levaria a melhor, amboa a uma larga distância de Jack Brabham, que ia na terceira posição. Então, o piloto escocês começa a ter problemas na alimentação da gasolina, que entope, a começa a atrasar-se, sendo ultrapassado na volta 51 por Bruce McLaren e Jack Brabham. Oito voltas depois, Brabham desiste, com um motor partido, e o terceiro classificado era agora o Lotus de Jackie Oliver.

Entretanto, Stewart atrasa-se cada vez mais, e fica até fora dos pontos, na sétima posição. Graham Hill consegue manter o primeiro posto, e é assim que chega ao fim da corrida, dando a Colin Chapman e à Lotus, o merecido título mundial, certamente dedicado a Jim Clark, morto em Abril. McLaren foi o segundo, Oliver estreava-se no pódio, e nos restantes lugares pontuáveis ficaram o mexicano Pedro Rodriguez, o sueco Jo Bonnier, e o suiço Jo Siffert, que ainda fez a volta mais rápida.

E foi assim que terminou o atribulado campeonato de 1968, tão atribulado como o ano que passou.

Tags: Anos 60Autódromo Hermanos RodriguezCidade do MéxicoGP do MéxicoGraham HillJackie StewartLotus 49
ADVERTISEMENT
Previous Post

Primeiro teste com o Toyota excedeu as expectativas de Meeke

Next Post

Coulthard acredita em efeito positivo de Russell e Norris na Williams e na McLaren

Redacção

Related Posts

VÍDEOS: Recordar Ayrton Senna no dia em que faria 57 anos
Formula 1

Ayrton Senna completaria este sábado 60 anos

21 Março 2020
VÍDEO: Recordar Ayrton Senna
Destaques

HISTÓRIA: Senna partiu há 25 anos – duas décadas e meia de um dos dias mais tristes da F1

1 Maio 2019
Quando os filhos seguiram o caminho dos pais e chegaram à F1
Destaques

Quando os filhos seguiram o caminho dos pais e chegaram à F1

24 Abril 2019
HISTÓRIA: O GP do Brasil de 1979
História

HISTÓRIA: O GP do Brasil de 1979

4 Fevereiro 2019
HISTÓRIA: O GP do Brasil de 1974
História

HISTÓRIA: O GP do Brasil de 1974

28 Janeiro 2019
HISTÓRIA: O GP da Argentina de 1979
História

HISTÓRIA: O GP da Argentina de 1979

23 Janeiro 2019
Next Post
Coulthard acredita em efeito positivo de Russell e Norris na Williams e na McLaren

Coulthard acredita em efeito positivo de Russell e Norris na Williams e na McLaren

VÍDEO: As decisões de títulos mais marcantes na F1

VÍDEO: As decisões de títulos mais marcantes na F1

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In