• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Sábado, Fevereiro 27, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

HISTÓRIA: O GP de Itália de 1963

by Redacção
8 Setembro 2018
in Formula 1, História
0
HISTÓRIA: O GP de Itália de 1963
2
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Um mês depois do GP da Alemanha, a Formula 1 regressava ao ativo com a corrida italiana, a acontecer em Monza. Havia muitas novidades na lista de inscritos, com o principal a ser a Ferrari que contratava Lorenzo Bandini no lugar de Willy Mairesse, que recuperava dos ferimentos sofridos na Alemanha. A Lotus também não contava com Trevor Taylor, que se acidentara no circuito siciliano de Enna-Pergusa, e era substituido por Mike Spence, pois Peter Arrundell, que deeria ser a primeira escolha, corrida em Albi, para uma proa de Formula Junior.

No final da qualificação, John Surtees fez a pole-position para a Ferrari, com Graham Hill logo a seguir, no seu BRM. Jim Clark era o terceiro, seguido pelo segundo BRM de Richie Ginther, e pelo Brabham-Climax de Dan Gurney. Loreno Bandini era o sexto, no segundo Ferrari, seguido pelo carro de Jack Brabham e pelo Cooper de Bruce McLaren. A fechar o “top ten” estavam o Lotus de Mike Spence e o BRP de Innes Ireland.

Sete pilotos não se qualificaram para a prova: o Cooper de “Nicha” Cabral, o Gilby de Ian Raby, o Scirocco de Tony Settember, o Porsche de Carel Godin de Beaufort, o Cooper-Maserati de “Tino” Brambilla, o De tomaso de Roberto Lippi e o Lotus de André Pilette.

Chris Amon qualificou-se, mas um acidente antes da corrida – que o feriu com gravidade – o impediu de participar na prova.

Na partida, Clark e Hill conseguiram arrancar melhor que Surtees e aos poucos, começaram a afastar-se do resto do pelotão. O inglês da BRM começou por levar a melhor, mas depois o escocês da Lotus alcançou-o. Mas Surtees foi melhor que o resto e ficou com a liderança à quarta volta. O piloto tentou afastar-se, mas na volta 17, o motor do seu Ferrari rebentou, para desilusão dos “tiffosi”.

Cedo Clark e Hill tiveram a companhia de Dan Gurney e foi um duelo a três pela liderança. As coisas andaram assim até a meio da corrida, quando Hill começou a ter problemas com a embraiagem e iu Clark e Gurney afastar-se dele. Na volta 63, Gurney teve de ir às boxes devido a problemas com a sua bomba de combustível e deixou o escocês sozinho até à meta, pois o segundo classificado, Richie Ginther, tinha… uma volta de atraso. Eventualmente, ele abrandou e o americano da BRM decidiu passá-lo, ficando na mesma volta do piloto da Lotus.

No final da extensa corrida, Clark venceu, acabando por se sagrar campeão do mundo, a quatro provas do fim, algo do qual já não acontecia há quase uma década. Ginther e McLaren acompanharam-no ao pódio, enquanto nos restantes lugares pontuáveis ficavam o BRP de Ireland, o carro de Jack Brabham e o segundo Cooper de Tony Maggs.

Tags: Autodromo Nazionale di MonzaDan GurneyGP de ItáliaGraham HillJim ClarkJohn SurteesLotus 25
ADVERTISEMENT
Previous Post

Jean Todt assegura que a F1 nunca será eléctrica

Next Post

Alejandro Martins: “Só a vitória interessaria”

Redacção

Related Posts

Binotto quer dedicar-se a 2022 e não estará em todas as corridas de F1 este ano
Formula 1

Binotto quer dedicar-se a 2022 e não estará em todas as corridas de F1 este ano

27 Fevereiro 2021
Pérez: ‘Consigo perceber por que é que nem todos se adaptaram ao Red Bull’
Formula 1

Pérez: ‘Consigo perceber por que é que nem todos se adaptaram ao Red Bull’

27 Fevereiro 2021
Leclerc pede cautela com corridas sprint na F1: ‘A corrida principal não pode ser desvalorizada’
Formula 1

Leclerc pede cautela com corridas sprint na F1: ‘A corrida principal não pode ser desvalorizada’

27 Fevereiro 2021
AlphaTauri não tem o futuro na F1 em risco
Formula 1

AlphaTauri não tem o futuro na F1 em risco

27 Fevereiro 2021
O sonho inegável de Mick Schumacher
Formula 1

O sonho inegável de Mick Schumacher

27 Fevereiro 2021
As perspetivas de Kubica com a Alfa Romeo em 2021
Formula 1

As perspetivas de Kubica com a Alfa Romeo em 2021

27 Fevereiro 2021
Next Post
Alejandro Martins: “Só a vitória interessaria”

Alejandro Martins: "Só a vitória interessaria"

HISTÓRIA: O GP de Itália de 1968

HISTÓRIA: O GP de Itália de 1968

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In