• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

HISTÓRIA: O GP de Espanha de 1978

by Redacção
5 Junho 2018
in Formula 1, História
0
HISTÓRIA: O GP de Espanha de 1978
7
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Duas semanas depois da entrada em cena do Lotus 79, em que venceu convincentemente, através de Mario Andretti, na corrida anterior, no circuito belga de Zolder, máquinas e pilotos estavam nas quentes paragens espanholas do apertado circuito de Jarama, para saber se o carro continuaria ou não, o seu desempenho portentoso perante a concorrência.

Desta vez, a Lotus já tinha dois modelos 79 para Andretti e o seu companheiro de equipa, Ronnie Peterson. A grelha tinha 29 inscritos, o que implicaria uma pré-qualificação. Quem ficou com a fava foi o Theodore de Keke Rosberg. Na qualificação, dos 28 participantes, quatro juntaram-se à multidão, para assistir ao Grande Prémio da bancada: os McLaren privados do local Emilio de Viliota e de Brett Lunger, o ATS de Alberto Colombo e Artur Merzário, no seu carro pessoal.

No final das duas sessões de qualificação, a primeira linha era toda da Lotus: Mário Andretti era melhor que Ronnie Peterson. Carlos Reutemann ficou com o terceiro posto, ao volante da sua Ferrari, na frente de James Hunt, no seu McLaren. Gilles Villeneuve era o quinto, no segundo Ferrari, com Niki Lauda a ser sexto. A quarta fila tinha o segundo Brabham-Alfa Romeo de John Watson e o Arrows de Ricciardo Patrese, e a fechar o “top ten” estavam o Wolf de Jody Scheckter e o Ligier-Matra de Jacques Laffite.

Na partida, os Lotus são surpreendidos pelo McLaren de Hunt, que lidera nas primeiras cinco voltas da corrida, sempre pressionado pelo carro negro e dourado de Andretti, já que Peterson se atrasou e circulava no nono lugar. Na sexta volta, o piloto americano finalmente ultrapassa o inglês da McLaren e afasta-se do resto do pelotão.

Entretanto, Peterson faz uma corrida de recuperação, primeiro ultrapassando o Wolf de Scheckter, e depois aproveitando os atrasos de Villeneuve e a desistência de Patrese para rolas na quinta posição após a volta 29, quando sobe mais um lugar com a ida de Reutemann às boxes, para colocar pneus novos.

Estando nessa posição, batalhava com o Ligier de Jacques Laffite e o Brabham de John Watson pelo terceiro lugar, quando o acaso fez com que o inglês se atrapalhasse com o trânsito, e ambos os pilotos ultrapassaram-no, na volta 35. Uma volta mais tarde, o sueco sobe para terceiro, aproveitando a oportunidade para passar o piloto francês. Parte então à conquista do segundo lugar, que ainda pertencia a Hunt, e à volta 53, apanha-o. O inglês, pouco tempo depois, é ultrapassado por Laffite e por Lauda, caindo para o quinto lugar, mas na volta seguinte, quando o motor de Lauda explode, recupera uma posição.

Contudo, é sol de pouca dura: Hunt é ultrapassado pelo Wolf de Scheckter e pelo Brabham de Watson, e fica na sexta posição, lugar que fica até ao final da corrida.

No final, Andretti dava à Lotus a segunda vitória consecutiva para o modelo 79, com Peterson no segundo posto. Jacques Laffite ficava com o lugar mais baixo do pódio com o seu Ligier-Matra, e nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Wolf de Jody Scheckter, o Brabham-Alfa de John Watson e o McLaren de James Hunt.

Tags: Anos 70Circuito de JaramaGP de EspanhaLotus 79Mário AndrettiRonnie Peterson
ADVERTISEMENT
Previous Post

GP do Canadá terá três zonas de DRS

Next Post

Aston Martin DB11 AMR: o mais performante

Redacção

Related Posts

Lewis Hamilton: ‘Nunca pensei em desistir’
Formula 1

Hamilton diz que nomeação para os Laureus é ‘uma grande honra’

25 Fevereiro 2021
Continuidade dos pilotos é ‘muito útil’ para a Alfa Romeo na F1
Formula 1

Continuidade dos pilotos é ‘muito útil’ para a Alfa Romeo na F1

25 Fevereiro 2021
Gasly: ‘O mais importante é que possamos trabalhar bem para a equipa’
Formula 1

Gasly: ‘O mais importante é que possamos trabalhar bem para a equipa’

25 Fevereiro 2021
Alonso tem a motivação intacta, diz Alain Permane
Formula 1

A «ameaça» de Briatore a Alonso

25 Fevereiro 2021
Leclerc e Sainz completaram três dias de testes com os pneus de 18 polegadas em Jerez
Formula 1

Leclerc e Sainz completaram três dias de testes com os pneus de 18 polegadas em Jerez

25 Fevereiro 2021
Red Bull conta com lições de 2020 para ser mais opositora da Meredes em 2021
Formula 1

Red Bull conta com lições de 2020 para ser mais opositora da Meredes em 2021

25 Fevereiro 2021
Next Post
Aston Martin DB11 AMR: o mais performante

Aston Martin DB11 AMR: o mais performante

Carlos Sainz destaca importância de manter consistência

Carlos Sainz destaca importância de manter consistência

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In