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HISTÓRIA: O GP da Bélgica de 1983

by Redacção
22 Maio 2018
in Formula 1, História
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HISTÓRIA: O GP da Bélgica de 1983
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Praticamente uma semana depois de Keke Rosberg ganhar no mónaco, fazendo dele o quinto vencedor em cinco Grandes Prémios naquela temporada, máquinas e pilotos iriam voltar para outra pista clássica e rápida, totalmente remodelada para a Formula 1 moderna: Spa-Francochamps.

13 anos depois de acolher o seu último Grande Prémio de Formula 1 oficial, ganho pelo BRM do mexicano Pedro Rodriguez (1940-71), máquinas e pilotos voltavam ao mítico circuito das Ardenas, agora mais curto, com 7 quilómteros (metade da distância original), mas mantendo algumas dos seus pontos míticos, como o Eau Rouge, o Radillon, a recta Kemmel ou a zona rápida de Stavelot. Neste circuito, sabia-se que os motores Turbo estavam nitidamente em vantagem em relação aos aspirados, e esperava-se uma luta pela vitória por parte do trio Ferrari-Renault-Brabham, com os aspirados a espreitarem por uma oportunidade, mas nada de muito valor…

No pelotão da formula 1 havia algumas novidades. Na Arrows, Chico Serra fora substituido por um piloto local que vinha da Formula 2 e que trazia um patrocinio de 500 mil dólares, muito necessitados naquela equipa. Chamava-se Thierry Boutsen.

Os treinos confirmaram a supewrioridade dos motores Turbo, que ocupavam os oito primeiros lugares da grelha. Mas mesmo por ali havia algumas surpresas… Alain Prost fez a “pole-position” no seu Renault, batendo por pouco mais de um centésimo de segundo o seu compatriota Patrick Tambay, no Ferrari numero 27.

No terceiro posto, surge a primeira surpresa: o Alfa Romeo de Andrea de Cesaris porta-se bem e consegue este fabuloso lugar, batendo o Brabham-BMW de Nelson Piquet, o quarto colocado. Na terceira fila, ficaram René Arnoux, no outro Ferrari, e o segundo Brabham de Riccardo Patrese. Na quarta fila, o ATS do alemão Manfred Winkelhock era outra surpresa, ao colocar o seu carro no sétimo posto, seguido pelo Renault de Eddie Cheever. Somente no nono lugar é que aparecia o primeiro aspirado, o Williams-Ford de Keke Rosberg, ficando à frente do suiço Marc Surer, num Arrows-Cosworth.

Niki Lauda era apenas 15º, enquanto que John Watson era 20º. Tempos difíceis para a McLaren, que ainda penava com motores aspirados…

Quanto a Boutsen, o estreante era o 18º na gelha. E ainda havia dois não-qualificados: o RAM de Eliseo Salazar e o Osella-Alfa Romeo de Piercarlo Ghinzani. Para o piloto chileno, esta seria a última vez que participaria numa corrida de Formula 1.

No dia da corrida, as coisas estavam confusas. No novo ponto de partida, antes da Eau Rouge, o organizador decidiu aborta a partida devido… à má posição dos carros na grelha. Só que nem todos assim entenderam, e arrancaram como se fosse uma corrida normal. No final, alinharam de novo na grelha, e alguns mecânicos começaram a reabastecer os carros, o que era proibido pelo regulamento. A confusão estava instalada, mas pouco depois se resolveu.

Na segunda partida, Prost e Tambay partem bem, mas não contam com um De Cesaris fenomenal, que na saída de Eau Rouge, já tinha o comando, seguido de Prost, Tambay, Piquet e Winkelhock. Quem já ficava pelo caminho era Patrese, com o motor a explodir.

O italiano continuou a marcar o ritmo até mais ou menos a meio da corrida, altura dos reabastecimentos. Só que este durou muito tempo, e quando volta à corrida, está atrás de Prost. Tenta ir atrás do francês, mas pouco depois, o motor explode. Assim, era agora Tambay que tinha o segundo posto e a tarefa de tentar apanhar o francês, mas naquele dia, Prost estava imparável, e foi assim até ao final da corrida.

Com Prost vencedor, e Tambay no segundo lugar, Cheever chega ao terceiro lugar, batendo Piquet, o quarto, e no final da lista dos pilotos pontuáveis ficaram os Williams de Keke Rosberg e Jacques Laffite, nitidamente, os carros mais rápidos do pelotão atmosférico…

Tags: Alain ProstAndrea de CesarisAnos 80GP da BélgicaNelson PiquetSpa-FrancochampsThierry Boutsen
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