• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Sábado, Fevereiro 27, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

HISTÓRIA: O GP da Alemanha de 1968

by Redacção
4 Agosto 2018
in Formula 1, História
0
HISTÓRIA: O GP da Alemanha de 1968
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Duas semanas depois de Jo Siffert ter alcançado uma vitória surpreendente no circuito de Brands Hatch, máquinas e pilotos rumavam à Alemanha, para disputar o GP local no temido Nurburgring Nordschleife.

Tal como no GP britânico, as condições do tempo naquele circuito durante o fim de semana foram horríveis: chuva e nevoeiro constantes. No final, Jacky Ickx fez a pole-position, mostrando que era bom à chuva com o seu Ferrari. Chris Amon estava atrás, noutro Ferrari, seguido pelo Brabham de Jochen Rindt. Graham Hill era quarto, no seu Lotus, seguido pelo Cooper-BRM de Vic Elford, o Matra de Jackie Stewart, o Honda de John Surtees, o BRM de Piers Courage, o Lotus (da Rob Walker Racing) de Jo Siffert e o Eagle de Dan Gurney.

No momento da largada, chovia copiosamente. Hill partiu bem e tomou a liderança, seguido por Amon, Rindt e Stewart. E no final da primeira volta, o escocês era o líder da corrida, mas ele já mostrava sinal de genialidade, Não só passara quatro carros à chuva, como também tinha aberto nove segundos de diferença.

Nas treze voltas seguintes, Stewart esteve imparável: os pneus Dunlop do seu Matra M80 estavam no seu melhor, e o escocês “voava”, enquanto que a concorrência “patinava”. Tudo isso num circuito que tinha zonas secas e molhadas, o que complicava ainda mais a tarefa dos pilotos.

No final, Stewart venceu com categoria, com Graham Hill a ser segundo e Jochen Rindt, no seu Brabham-Repco, em terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Ferrari de Jacky Ickx, o carro de Jack Brabham e o BRM de Pedro Rodriguez.

Anos depois, na sua autobiografia, Stewart descreveu aquela corrida:

“A chuva era incrível – não se via nada! Não via os meus pontos de referência para as travagens, nem o carro à minha frente (…) nem queria pensar o que acontecia atrás de mim. O circuito é estreito e mesmo com boa visibilidade é difícil ver onde estamos.(…)”

“Depois [de chegar à liderança] foi andar o mais depressa possível. Duas voltas depois tinha uma vantagem de 34 segundos e continuei a aumentá-la, sempre com o cuidado de não pisar qualquer poça. A três voltas do fim, a chuva aumentou. Havia rios cruzando a pista. Perto do Karrussel, o carro fugiu, o motor morreu, derrapei em direcção a um comissário, ao lado de uma árvore. Quando ele saltou para um lado, vi que o ia atropelar, mas aí os pneus aderiram e retomei o controlo do carro. Quando Graham Hill chegou a esse local, saiu de pista, mas o comissário tinha mudado de local…”

“(…)Foi uma vitória esfuziante para mim, mas fiquei ainda mais feliz por acabar a corrida. Esta foi talvez a maior ambição quanto a ganhar em circuito. Aquela corrida jamais deveria ter sido realizada e tê-la ganho com tal vantagem deu-me credibilidade sempre que pedia algo a favor da segurança”.

Até hoje, diz-se que esta é a melhor vitória de sempre do piloto escocês, e o próprio afirma que se sente dessa forma.

Tags: GP da AlemanhaGraham HillJackie StewartJacky IckxMatra MS10Nurburgring Nordschleife
ADVERTISEMENT
Previous Post

Pirelli pronta para enfrentar os desafios do próximo ciclo de fornecimento de pneus à F1

Next Post

Harri Rovanperä acredita que vitória de Kalle Rovanperä no WRC 2 está perto

Redacção

Related Posts

Prost e a contratação de Alonso: ‘Nunca tive uma negociação tão simples’
Formula 1

Alonso falha apresentação da Alpine

26 Fevereiro 2021
VÍDEO: O primeiro dia de Carlos Sainz num Ferrari de F1
Formula 1

Sainz não confirma nem desmente alegado incidente nos testes em Jerez

26 Fevereiro 2021
Pérez espera fazer uso da experiência face a Verstappen
Formula 1

Pérez espera fazer uso da experiência face a Verstappen

26 Fevereiro 2021
Hamilton e a possibilidade de ser ‘cavaleiro’: ‘Não salvei ninguém’
Formula 1

Gene Haas: ‘Qem quer ir a uma corrida quando se sabe quem vai ganhar?’

26 Fevereiro 2021
Tost: ‘Se tivermos um carro competitivo, Tsunoda pode fazer algumas surpresas’
Formula 1

Tost: ‘Se tivermos um carro competitivo, Tsunoda pode fazer algumas surpresas’

26 Fevereiro 2021
Arábia Saudita na F1 por ‘uma década, se não mais’
Formula 1

Arábia Saudita na F1 por ‘uma década, se não mais’

26 Fevereiro 2021
Next Post
Harri Rovanperä acredita que vitória de Kalle Rovanperä no WRC 2 está perto

Harri Rovanperä acredita que vitória de Kalle Rovanperä no WRC 2 está perto

James Allison duvida que Vettel tivesse possibilidades de ultrapassar Hamilton na Hungria

James Allison duvida que Vettel tivesse possibilidades de ultrapassar Hamilton na Hungria

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In