• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Quinta-feira, Março 4, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

HISTÓRIA: O GP da Bélgica de 1982

by Redacção
9 Maio 2017
in Destaques, Formula 1, História
0
HISTÓRIA: O GP da Bélgica de 1982
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Duas semanas depois do polémico GP de San Marino, todas as equipas se juntaram em Zolder para o GP da Bélgica, a quinta prova do ano. Havia algumas alterações de monta no pelotão e algumas estreias em termos de pilotos.

A Williams decidira estrear ali o seu novo carro, o FW08, e preencher o lugar deixado vago por Carlos Reutemann pelo irlandês Derek Daly, que até então era piloto da Theodore. No seu lugar nessa equipa, apareceu o holandês Jan Lammers. Na Arrows, também havia mudanças, com o regresso do suíço Marc Surer ao volante, recuperado das lesões que tinha tido no inicio da temporada. A March tinha mais um chassis, para o espanhol Emilio de Villota, que fazia alargar o pelotão para 32 carros, ou seja, iria haver pré-qualificações.

Contudo, a qualificação ficou marcado pelo acidente mortal de Gilles Villeneuve, e por causa disso, a Ferrari decidiu retirar os seus carros da grelha.

Assim sendo, mais dois carros tiveram a oportunidade de correr naquele dia. Na primeira fila ficaram os carros de Alain Prost e René Arnoux, enquanto que na segunda fila estavam o Williams de Keke Rosberg e o McLaren de Niki Lauda. Na terceira fila estavam o Tyrrell de Michele Alboreto e o Alfa Romeo de Andrea de Cesaris, enquanto que na quarta estava o Lotus de Nigel Mansell e Brabham-BMW de Nelson Piquet. A fechar o “top ten” estava o outro Brabham de Ricciardo Patrese e o segundo McLaren de John Watson.

Quatro carros não se qualificaram: o March de Emilio de Villota, o Osella de Riccardo Paletti, o Theodore de Jam Lammers e o Ensign de Roberto Guerrero.

A partida começa em confusão: Mansell fica parado na grelha, e atrás, o ATS de Eliseo Salazar e o Alfa Romeo de Bruno Giacomelli colidem e acabam ali a sua corrida. Quem também fica parado é o Toleman de Teo Fabi, mas não houve consequencias. Os Renault lideram, mas Keke Rosberg consegue passar Alain Prost para ficar com o segundo lugar. Nas voltas seguintes, a distância esteve estática, enquanto que Prost era pressionado por Lauda de De Cesaris pelo terceiro posto.

Na quinta volta, porém, o Turbo de Arnoux falou e Rosberg ficou com o comando da corrida, com Lauda, Prost e De Cesaris logo atrás. Lauda aproximou-se do finlandês, enquanto que Prost perdia posições para Patrese e Watson. Este começava a recuperar posições, passando o italiano e aproveitando os problemas dos outros, chegando ao terceiro lugar na volta 34, quando a caixa de velocidades de De Cesaris quebrou.

Watson chegou-se a Lauda, e na volta 44, passou-o, ficando com o segundo posto. Atrás, Patrese era quarto, seguido por Daly e Cheever, mas na volta 52, o italiano desiste, vitima de despiste, e oito voltas depois, é a vez do irlandês da Williams, que deixa o americano da Ligier no quarto posto, com De Angelis e Piquet atrás.

Parecia que Rosberg ia a caminho da sua primeira vitória, mas Watson carregou rumo ao comando, sabendo que os seus pneus estavam em melhor condição do que os do finlandês, e a duas voltas do fim, o piloto da McLaren conseguiu passá-lo, ficando com o comando da corrida. E não mais o largou até à meta, ficando com a primeira prova do ano, na frente de Rosberg. Lauda ficou com o terceiro posto, mas mais tarde, descobriu-se que o carro estava abaixo do peso e foi desclassificado. Eddie Cheever ficou com o lugar mais baixo do pódio, e nos lugares seguintes ficaram o Lotus de Elio de Angelis, o Brabham de Nelson Piquet e o Fittipaldi de Chico Serra.

Tags: Anos 80Circuit de ZolderCorridaGilles VilleneuveGP da BélgicaJohn WatsonKeke Rosberg
ADVERTISEMENT
Previous Post

VÍDEO: Juho Hänninen ensaiou em Fafe

Next Post

IndyCar considera novas paragens

Redacção

Related Posts

Porsche pode ter parceria com a Dragon antes de entrar na Fórmula E
Formula 1

Volkswagen AG e Porsche equacionam F1 para 2025

4 Março 2021
GALERIA: Eis o novo Alpine A521 para a época de 2021 da F1
Formula 1

Alpine com pouco interesse em ter equipa cliente na F1

4 Março 2021
Aston Martin AMR21 estreou-se em pista com Stroll e Vettel
Formula 1

Aston Martin AMR21 estreou-se em pista com Stroll e Vettel

4 Março 2021
Wolff: ‘Bottas merece estar num Mercedes’
Formula 1

Wolff: ‘Bottas merece estar num Mercedes’

4 Março 2021
FIA assegura ter tempo para testar combustível sintético da F1
Formula 1

FIA assegura ter tempo para testar combustível sintético da F1

4 Março 2021
Estabilidade faz com que pré-época curta não seja um problema para Giovinazzi
Formula 1

Estabilidade faz com que pré-época curta não seja um problema para Giovinazzi

4 Março 2021
Next Post
IndyCar considera novas paragens

IndyCar considera novas paragens

Toto Wolff acredita em novo triunfo da Mercedes em Espanha

Toto Wolff acredita em novo triunfo da Mercedes em Espanha

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In