• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

HISTÓRIA: Anthony Colin Bruce Chapman (3ª parte)

by Redacção
16 Dezembro 2017
in Formula 1, História
0
HISTÓRIA: Anthony Colin Bruce Chapman (3ª parte)
0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

(continuação do capitulo anterior)

O BRASILEIRO VOADOR

A história do envolvimento de Emerson Fittipaldi na Lotus começou quando ele chegou à Europa, vindo do Brasil. Emn pouco mais de 18 meses, tinha entrado na Formula Ford, Formula 3 e Formula 2, arrasando a concorrência o suficiente para alertar Chapman de que teria ali um bom piloto para a sua equipa. ele é contratado como terceiro piloto e estreia-se em Brands Hatch, para o GP da Grã-Bretanha, num modelo 49, e na corrida seguinte, consegue os seus primeiros pontos, com um quarto lugar. Em monza, deveria ter uma ideia de como era guiar com o 72, mas a morte de Rindt fez adiar a sua estreia para Watkins Glen, no GP dos estados Unidos. A corrida correu bem para o brasileiro, pois acabou por vencer, enquanto via o seu novo companheiro de equipa, o sueco Reine Wissell, ser terceuiro classificado.

O modelo 72 não é muito desenvolvido em 1971, porque Chapman decide apostar num projeto em que não iria ter resultados, que era o modelo 56 a Turbina, reciclado da Indy. Sem conseguir qualquer ponto, decide em 1972 apostar totalmente no modelo 72, e deu a Emerson o seu prtimeiro título mundial. Em 1973, decide contratar o sueco Ronnie Peterson, vindo da March, e ambos se mostram competitivos, mas nenhum deles consegue fazer frente a Jackie Stewart, que consegue o seu terceiro título mundial. Emerson decide sair para a McLaren e é substituido pelo belga Jackie Ickx, ex-Ferrari.

Em 1974, decide substituir o modelo 72 pelo 76, que tem algumas inovações como um sistema de caixa de caixa de velocidades semi-automática e asas duplas na traseira. Contudo, o carro é um fracasso e passam logo para o 72, que deu a Peterson três vitórias, no Mónaco, França e Itália, alcançando 42 pontos e o quarto lugar no campeonato de construtores.

MAIS AERODINÂMICA!

Em 1975, já não havia volta a dar: com Peterson e Ickx, o melhor resultado foi um segundo lugar no agitado GP de Espanha, em Barcelona, conseguido através do piloto belga. O 72 estava velho e já era um sombra de si mesmo. Mas Chapman queria algo do qual iria fazer com que mexesse com a concorrência. Numas férias em Espanha, surgiu a ideia de um carro que aproveitasse o aerodinamismo ao ponto de parecer uma asa invertida. Foi aí que surgiu o efeito-solo.

O chassis 77 mostrou algumas ideias, mas apenas em 1977, com o modelo 78, é que este surgiu em todo o seu esplendor. Com Peterson a ir embora da equipa – foi para a Tyrrell – foi o americano Mário Andretti que se encarregou de desenvolver o chassis, ao ponto de vencer cinco corridas, quatro através de Andretti e um através do sueco Gunner Nilsson. Em 1978, o conceito foi aperfeiçoado com o modelo 79, guiados por Andretti e pelo regressado Ronnie Peterson.

O carro estreou-se no GP da Bélgica de 1978, e os resultados foram avassaladores. Andretti venceu a corrida, em dobradinha com Peterson, e das duas vitórias que já tinham no inicio do ano com o chassis 78, naquela temporada, acrescentaram mais seis, acabando o ano com ambos os títulos de pilotos e construtores. Mas não sem uma sombra por trás: na partida para o GP de Itália, Ronnie Peterson envolveu-se numa carambola fatal com mais alguns carros, entre eles os de Clay Regazzoni, Vittorio Brambilla e James Hunt. Era a terceira morte de um piloto seu em dez anos.

(continua amanhã)

Tags: Anos 70Colin ChapmanEmerson FittipaldiLotus 72Lotus 78Mário AndrettiRonnie PetersonTeam Lotus
ADVERTISEMENT
Previous Post

Félix da Costa com a BMW no WEC e em Le Mans

Next Post

Verstappen e o pódio perdido nos EUA: “Não foi tão doloroso como podem ter pensado”

Redacção

Related Posts

GALERIA: As novas cores da Haas para a F1
Formula 1

Haas anunciou data de apresentação para a nova época de F1

25 Fevereiro 2021
Hamilton triunfou num agitado GP da Toscana Ferrari 1000
Formula 1

Lawrence Stroll e uma possível contratação de Hamilton: ‘É decididamente tentador’

25 Fevereiro 2021
Ferrari operou mudanças na estrutura da F1 antes da nova época
Formula 1

Ferrari operou mudanças na estrutura da F1 antes da nova época

25 Fevereiro 2021
Verstappen: ‘É claro que há diferenças, a principal é o fundo plano’
Formula 1

Verstappen: ‘É claro que há diferenças, a principal é o fundo plano’

25 Fevereiro 2021
Lewis Hamilton: ‘Nunca pensei em desistir’
Formula 1

Hamilton diz que nomeação para os Laureus é ‘uma grande honra’

25 Fevereiro 2021
Continuidade dos pilotos é ‘muito útil’ para a Alfa Romeo na F1
Formula 1

Continuidade dos pilotos é ‘muito útil’ para a Alfa Romeo na F1

25 Fevereiro 2021
Next Post
Verstappen e o pódio perdido nos EUA: “Não foi tão doloroso como podem ter pensado”

Verstappen e o pódio perdido nos EUA: "Não foi tão doloroso como podem ter pensado"

Østberg admite WRC2 em 2018 mas espera voltar a ser piloto de fábrica no futuro

Østberg admite WRC2 em 2018 mas espera voltar a ser piloto de fábrica no futuro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In