Lewis Hamilton consumou a pole position do GP do Bahrein de Fórmula 1. Com um novo recorde do traçado de Sakhir, o heptacampeão do mundo não deu quaisquer chances à oposição, superando o colega da Mercedes Valtteri Bottas na qualificação. Max Verstappen (Red Bull) foi o adversário mais próximo dos monolugares alemães.
O resumo da qualificação
Começo de qualificação com a Q1, em que os Mercedes não demoraram a assumir o controlo assim que saíram para a pista. Hamilton ficou à frente de Bottas, com os dois a relegarem Verstappen a terceiro. Na última posição depois das primeiras tentativas ficou Nicholas Latifi (Williams), sendo a zona de eliminação ocupada também pelo seu colega George Russell, Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) e pelos Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen.
Na sua última volta, Russell esteve em bom plano para subir aop lote dos dez primeiros salvando-se da eliminação. Quando corria risco de ser eliminado, Lance Stroll (Racing Point) ascendeu a segundo conseguindo seguir em frente. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) não evitou ficar em zona de eliminação, tal como Räikkönen, Magnussen, Grosjean e Latifi. Lando Norris (McLaren) foi o último a seguir em frente, ao rubricar o 15.º registo.
Logo numa fase inicial da Q2, quando nenhum dos pilotos tinham tempos marcados, Carlos Sainz teve um problema no seu McLaren e ficou imobilizado na travagem para a curva um, obrigando a uma interrupção com bandeira vermelha. No reatar, Hamilton apressou-se a ditar as leis: com pneus médios fez uma nova volta recorde ao rodar em 1m27,586s. Verstappen ficou em segundo, com Bottas em terceiro. Só seis pilotos fizeram tempos.
Nas voltas decisivas, os Ferrari não conseguiram o apuramento, com Sebastian Vettel em 11.º e Charles Leclerc em 12.º. Lance Stroll (Racing Point) também não conseguiu seguir em frente ficando em 13.º na frente de Russell. Sainz, sem tempo marcado depois dos problemas, ficou em 15.º. A última vaga na Q3 foi garantida por Pierre Gasly (AlphaTauri) graças ao décimo crono.
Primeiro ’round’ da Q3 com Bottas a ficar 0,146s na frente de Verstappen para lidear, ao passo que Bottas rubricou a terceira marca a 0,244s. O quarto, Sergio Pérez (Racing Point) estava já a mais de sete décimas do topo. Na sua segunda tentativa, Hamilton desceu o recorde de pista para 1m27,264s e selou a pole position.
Enquanto isso, Botas ultrapassou Verstappen chegando a segundo. O holandês ficou relegado a terceiro e o seu colega Alexander Albon concluiu em quarto. Pérez demoveu Daniel Ricciardo (Renault) do quinto lugar nos instantes finais. Esteban Ocon foi sétimo, sendo o top cinco encerrado pelos AlphaTauri de Gasly e Daniil Kvyat intercalados por Lando Norris (McLaren).
Resultados:
