14.3 C
Lisbon
18 Outubro 2018
Destaques Formula 1

Hamilton na pole position no Japão; Vettel parte de nono

Lewis Hamilton alcançou este sábado a pole position para o GP do Japão de Fórmula 1. O piloto líder do Mundial superou o colega Valtteri Bottas na qualificação em Suzuka, na qual a Ferrari não teve a melhor estratégia na Q3 e acabou impedida de melhorar devido à chuva. Assim, Sebastian Vettel vai partir de um distante nono lugar.

O resumo da qualificação
Na primeira fase da qualificação, Hamilton chegou rapidamente ao topo, com Vettel atrás de si. O alemão entrou em pião com cerca de dez minutos em falta, na mesma altura em que Marcus Ericsson (Sauber) sofreu um aparatoso despiste que obrigou à interrupção com bandeira vermelha. Bottas, Max Verstappen  (Red Bull) e Kimi Räikkönen (Ferrari) fechavam o top cinco.

Mais atrás, Sergey Sirotkin (Williams) e Stoffel Vandoorne (McLaren) eram os únicos em zona de eliminação com tempos já marcados. Quando o treino foi retomado, estes dois afundaram-se nos dois últimos lugares, com Ericsson a cair para 18.º impedido de melhorar. Lance Stroll (Williams) e Fernando Alonso (McLaren) também acabaram empurrados para a zona de eliminação. No topo não existiam movimentações significativas.

Já na fase final da sessão, Stroll saiu da zona de eliminação deixando Brendon Hartley (Toro Rosso) de fora antes do neozelandês melhorar. Sirotkin esteve perto de assegurar o apuramento, mas a melhoria de Carlos Sainz relegou-o à Q1, tal como a Nico Hülkenberg (Renault) que terminou em 16.º. Ericsson ficou em último, com Alonso e Vandoorne imediatamente à sua frente.

Seguiu-se a Q2, na qual os Mercedes e os Ferrari chegaram com naturalidade ao topo logo no começo. Bottas ficou na frente de Hamilton, Vettel, Räikkönen e Verstappen. O colega do holandês, Ricciardo, estava com problemas no seu Red Bull. Na zona de eliminação, a menos de dez minutos do fim Sainz era o único com tempo marcado.

Stroll mostrou-se desde cedo o mais lento da Q2, em 14.º na frente de Ricciardo que não tinha estabelecido tempo. Nos últimos cinco minutos, a chuva chegou a Suzuka. Nessa altura, estavam na zona de eliminação Charles Leclerc (Sauber), Kevin Magnussen (Haas) e Sainz. Com a pista em más condições devido à água da chuva, mais ninguém melhorou, o que significa que a grande surpresa foi o apuramento dos dois Toro Rosso (Pierre Gasly e Hartley) para a Q3.

No começo da Q3, Vettel e Räikkönen arriscaram nos pneus intermédios, o que acabou por comprometer a qualificação dos Ferrari. Hamilton e Bottas chegaram às duas primeiras posições, com Verstappen a colocar-se em terceiro e Räikkönen em quarto. A pista estava escorregadia em alguns sítios e a chuva ameaçava intensificar-se. Vettel estava em nono e sem melhorar.

Sem que a pista permitisse melhorias, Hamilton assegurou mesmo a pole position na frente de Bottas. Verstappen selou o terceiro lugar à partida na frente de Räikkönen. Romain Grosjean, em Haas, ficou em quinto e foi o ‘melhor dos outros’. Vettel não foi além da nona posição, não tendo conseguido melhorar.

Resultados:

Fonte da imagem de capa: twitter.com/MercedesAMGF1

Related posts

Button com dois primeiros treinos distintos no Mónaco

Bernardo Matias

VÍDEO: Os ‘highlights’ do segundo dia de testes em Barcelona

Bernardo Matias

Nürburgring quer recuperar GP da Alemanha em 2019

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com