• Home
  • Formula 1
  • Hamilton na pole position do GP da Grã-Bretanha; top três ficou em apenas 0,098s
Destaques Formula 1

Hamilton na pole position do GP da Grã-Bretanha; top três ficou em apenas 0,098s

Pole position de Lewis Hamilton no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, com o britânico da Mercedes a fazer um novo recorde de Silverstone na sua derradeira volta da Q3 para se assumir como recordista de poles na ronda britânica. Numa qualificação renhida, seguiram-se os Ferrari a poucas centésimas, com Sebastian Vettel em segundo a 0,044s e Kimi Räikkönen em terceiro a 0,098s.

O resumo da qualificação
Pouco depois da Q1 começar, Lance Stroll sofreu um despiste que deixou o seu Williams preso na gravilha, o que obrigou a uma interrupção com bandeira vermelha para remover o monolugar do local. A sessão foi reatada alguns minutos depois. Com Stroll de fora e Brendon Hartley afastado devido ao acidente no FP3, ficaram três posições de eliminação por definir.

Sergey Sirotkin também sofreu um despiste que o afastou de grande parte da sessão. Voltou à pista nos minutos finais mas não foi além do 18.º posto ficando eliminado. Também Stoffel Vandoorne (McLaren) ficou de fora na Q1, tal como Carlos Sainz (Renault) – que na sua derradeira volta foi prejudicado pelo tráfego e não conseguiu fugir ao 16.º posto. Lá na frente, Vettel fez a melhor volta da subsessão em 1m26,585s para ficar 0,233s na frente de Hamilton, com os pilotos da Ferrari, Mercedes e Red Bull a assegurarem o apuramento sem grandes problemas. Destaque para o surpreendente sexto registo de Charles Leclerc no seu Sauber.

Tabela final da Q1:

Logo no começo da Q2, os pilotos da Ferrari, Mercedes e Red Bull chegaram rapidamente a tempos que os deixavam confortáveis. Depois de uma primeira volta em que errou, Hamilton voltou à acção para fazer uma nova volta recorde a Silverstone até à altura (1m26,256s). Ficou na frente de Vettel e Bottas, seguindo-se Kimi Räikkönen (Ferrari) e os Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo. O top seis não sofreu mais alterações.

A luta pela fuga à eliminação foi entre os Sauber, o Toro Rosso de Pierre Gasly, o McLaren de Fernando Alonso, os Force India e também o Renault de Nico Hülkenberg. Gasly escapou ao 15.º posto com a sua derradeira volta, relegando Marcus Ericsson (Sauber) a essa posição. Alonso ficou pelo caminho em 13.º e Sergio Pérez (Force India) foi 12.º, ao passo que a Renault ficou arredada da Q3 ao ver Hülkenberg quedar-se pelo 11.º. Esteban Ocon (Force India) assegurou a última vaga com uma pequena margem face ao germânico, tendo ainda seguido em frente os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen e o Sauber de Charles Leclerc.

Tabela final da Q2:

No primeiro ataque à pole position na Q3, Hamilton foi o primeiro a entrar no 1m25s (1m25,993s), mas instantes depois Vettel passou para a frente por 0,057s. Bottas ficou em terceiro, Räikkönen em terceiro, Verstappen foi quinto e Ricciardo sexto. Ocon era o líder do ‘segundo pelotão’ no seu Force India. Os restantes pilotos participantes só entraram em acção mais tarde, com Magnussen a passar para a frente de Ocon na sua primeira volta. O gaulês foi também superado pelo outro Haas, de Grosjean, que ficou atrás de Magnussen.

Na sua derradeira volta, Hamilton melhorou para 1m25,892s para assumir a primeira posição 0,044s na frente de Vettel, que acabou por não melhorar. Räikkönen, por seu turno, conseguiu chegar ao terceiro posto ficando a 0,098s de Hamilton, relegando Bottas ao quarto lugar. O finlandês ficou a 0,325s da pole position. Verstappen e Ricciardo ocuparão a terceira linha da grelha em quinto e sexto, sendo Magnussen o ‘melhor dos outros’ em sétimo na frente de Grosjean. Leclerc alcançou o nono lugar à frente de Ocon.

Resultados:

Related posts

Daniil Kvyat ‘candidata-se’ à Williams

Bernardo Matias

Grosjean preocupado com eventuais novas regras das partidas em grelha após bandeiras vermelhas

Bernardo Matias

Quarto lugar entre os construtores é ambição mínima da Williams para 2018

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Login

X

Register