Lewis Hamilton obteve nova pole position no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1. O homem da Mercedes conseguiu estabelecer um novo recorde de pista em Silverstone para amealhar a primeira posição à partida da primeira das suas duas rondas caseiras. Valtteri Bottas arrancará de segundo e Max Verstappen de terceiro.
O resumo da qualificação
Na Q1, a Mercedes mostrou desde logo superioridade, com Bottas a usar apenas um conjunto de pneus para superar Hamilton por 99 milésimas, sendo Verstappen terceiro a 0,314s. Na luta pela fuga à eliminação, não houve novidades de maior face às rondas anteriores. Os Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean e os Alfa Romeo de Antoinio Giovinazzi e Kimi Räikkönen evidenciaram muitas dificuldades e não evitaram ficar de fora, assim como Nicholas Latifi (Williams) que foi o último. George Russell (Williams) conseguiu nova presença na Q2, onde Lando Norris (McLaren) entrou com a última vaga ao ser 15.º da Q1 com pouco mais de três décimas de avanço face a Magnussen.
5 drivers out, 15 remain… Q2 coming up shortly#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/ixWDz1lfcr
— Formula 1 (@F1) August 1, 2020
Seguiu-se a Q2, que apurou os dez presentes na discussão das posições cimeiras da grelha de partida. E aqui existiram duas grandes surpresas: Alexander Albon (Red Bull) foi incapaz de conseguir o apuramento ao quedar-se no 12.º lugar atrás de Pierre Gasly (AlphaTauri), que ficou com o mesmo tempo de Lance Stroll (Racing Point). O canadiano é que obteve a derradeira vaga na Q2. Já o seu colega, Nico Hülkenberg, que se queixava de algumas dificuldades na pilotagem e ficou igualmente de fora. O mesmo destino tiveram Daniil Kvyat (AlphaTauri) e Russell, em 14.º e 15.º. Na frente, Bottas foi 0,332s mais rápido do que Hamilton. O britânico protagonizou uma saída de pista que deixou gravilha na pista, o que motivou bandeiras vermelhas para limpar o asfalto.
🚩 RED FLAG 🚩
— Formula 1 (@F1) August 1, 2020
Hamilton’s spin sprayed gravel on the track.
Marshals are doing their work! #BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/eplOUpLBoS
Disappointment for Albon and Hulkenberg 😔#BritishGP 🇬🇧 #F1 pic.twitter.com/yFHq33j6ly
— Formula 1 (@F1) August 1, 2020
Depois do susto no fim da Q2, Hamilton entrou mais forte na Q3 para se colocar na liderança 0,150s na frente de Bottas, sendo que Verstappen começou com o terceiro tempo na frente de Stroll. Seguiam-se os Ferrari de Charles Leclerc e de Sebastian Vettel. Na sua derradeira volta, Stroll não conseguiu melhorar e ficou relegado a sexto, uma vez que Leclerc progrediui para quarto e Lando Norris (McLaren) para quinto. Hamilton ainda melhorou o seu registo para obter a pole position com volta recorde (1m24,303s), batendo Bottas por 0,313s. Verstappen conservou a terceira posição. Daniel Ricciardo e Esteban Ocon levaram os Renault a oitavo e nono, enquanto Vettel perdeu a sua última volta ao exceder os limites de pista ficando relegado a décimo.
Resultados:
