9.8 C
Lisbon
19 Dezembro 2018
Destaques Formula 1 Resultados

Hamilton imparável triunfou na Rússia e está cada vez mais perto do título

Lewis Hamilton está ainda mais perto do título de Fórmula 1, graças ao triunfo deste domingo no GP da Rússia. Depois de o seu colega Valtteri Bottas ceder a posição a cerca do meio da corrida, o britânico da Mercedes teve tudo sob controlo e venceu de forma tranquila na frente do finlandês e de Sebastian Vettel.

Fazendo bom uso da pole position, Bottas conservou a dianteira no arranque, enquanto Hamilton resistiu à pressão de Vettel (Ferrari). As posições na frente mantiveram-se, com Kimi Räikkönen (Ferrari) em quarto e Kevin Magnussen (Haas) em quinto – viria a ser ultrapassado pelo Sauber de Charles Leclerc na volta dois.

Com as posições do top quatro estáveis e a Mercedes ligeiramente mais rápida do que a Ferrari, Max Verstappen foi um dos animadores da corrida na fase inicial. Sem grandes dificuldades, o homem da Red Bull recuperou até quinto nas primeiras dez voltas, depois de partir do fundo da grelha de partida.

As posições cimeiras não tiveram grande agitação até começar a janela de paragens nas boxes, com cada piloto do top cinco a rodar relativamente isolado e de forma tranquila. O primeiro a parar foi Bottas no começo da volta 13 para montar pneus macios novos, caindo de primeiro para quinto. O líder provisório passou a ser Hamilton.

Na volta subsequente foi Vettel a fazer a troca de pneus (ultramacios para macios), voltando em quinto atrás de Bottas. No começo da 15.ª volta Hamilton também passou pelas boxes e no regresso à pista perdeu posição para Vettel no quinto lugar provisório (à frente destes, Räikkönen e Verstappen ainda não tinham parado).

 

Uma volta depois, Hamilton recuperou o lugar na curva quatro. Räikkönen parou nas boxes na volta 19 e cedeu a liderança provisória a Verstappen, que estava num ‘stint’ inicial mais longo com pneus macios. Quando Bottas chegou perto do holandês, começou a perder ímpeto e permitia Hamilton aproximar-se, enquanto Vettel conseguia manter-se relativamente perto dos Mercedes apesar do Ferrari mais rápido nesta fase ser o de Räikkönen.

Na volta 26, Bottas facilitou a ultrapassagem a Hamilton, que assim passou a ser o líder virtual da prova. O finlandês ficou encarregue de ‘bloquear’ Vettel atrás de si. As voltas subsequentes não tiveram grande acção em pista, com os primeiros classificados a rodarem sozinhos e com margens estabilizadas entre si.

Com a corrida monótona, só na volta 44 existiram alterações no topo, com Verstappen a parar finalmente para trocar de pneus. O piloto regressou à pista no quinto lugar que ocupava antes das paragens. Hamilton voltou ao comando real da prova com cerca de segundo e meio de margem para Bottas, que por sua vez tinha uma margem semelhante para Vettel. Räikkönen rodava tranquilamente em quarto.

Até final não aconteceram mais movimentações. Hamilton cortou a meta 2,545s na frente de Bottas, com Vettel a ser um tranquilo terceiro classificado – resultado que o deixa ainda mais longe do título. Räikkönen teve uma corrida solitária em quarto, com Verstappen a encerrar o lote dos cinco mais fortes.

Ricciardo consumou facilmente o sexto lugar e Leclerc foi o ‘melhor dos outros’. Ocupou essa posição relativa durante praticamente toda a prova depois da ultrapassagem a Magnussen, terminando no sétimo posto absoluto à frente do dinamarquês. Os Racing Point Force India de Esteban Ocon e Sergio Pérez fecharam o top dez. Fernando Alonso levou o melhor McLaren a 14.º. A Renault perdeu terreno para os perseguidores no Mundial ao falhar os pontos: Nico Hülkenberg foi 12.º e Carlos Sainz o 17.º.

Resultados:

Créditos da imagem de capa: Wolfgang Wilhelm

Related posts

Zak Brown: “A realidade é que temos dois lugares disponíveis”

Bernardo Matias

Hülkenberg admite que sexto lugar foi o máximo possível no Bahrein

Bernardo Matias

Force India poderá ter nova designação já em 2018

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com