Começo de ação no GP da Emília Romana de Fórmula 1 com a Mercedes no topo. Lewis Hamilton superou Valtteri Bottas no único treino livre da ronda de Imola, que é a primeira com um programa de dois dias delineado propositadamente.
Durante simulações de qualificação com pneus macios, Max Verstappen (Red Bull) e Valtteri Bottas (Mercedes) revezaram-se no comando durante algum tempo, antes de Hamilton (Mercedes) assinar a melhor marca em 1m14,726s. Assim, o britânico acabou 0,297s na frente de Bottas, com Bottas em terceiro a 0,492s.
Na última meia hora, o foco foi a simulação de corrida, pelo que os tempos não voltaram a melhorar no topo. Pierre Gasly (AlphaTauri) chegou à quarta posição nos últimos minutos ficando a 0,907s de Hamilton, sendo o top cinco fechado por Charles Leclerc no melhor Ferrari. Foi o último no meio segundo do líder.
Seguiram-se os Renault de Daniel Ricciardo e Esteban Ocon, com Daniil Kvyat (AlphaTauri) em oitavo na frente de Alexander Albon (Red Bull) e Lance Stroll (Racing Point). A sessão teve vários tempos por volta cancelados por os pilotos excederem os limites de pista, mas não existiram incidentes de maior.
Tempos:
