Lewis Hamilton está de regresso às pole positions, fazendo um novo recorde de volta em Yas Marina para partir da frente do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Numa ‘dobradinha’ da Mercedes na qualificação, Valtteri Bottas fez a segunda marca, enquanto Max Verstappen rubricou o terceiro registo – que lhe valerá o terceiro posto à partida tendo em conta a penalização que relegará Bottas ao fundo da grelha.
O resumo da qualificação
No início da Q1, Verstappen (Red Bull) estava a liderar após as primeiras tentativas, mas nos minutos finais os Mercedes de Hamilton e Bottas assumiram as duas primeiras posições. Na parte oposta da classificação, os Alfa Romeo de Kimi Räikkönen (16.º) e de Antonio Giovinazzi (19.º) eram as maiores surpresas em zona de eliminação.
Mas ainda existia muito tempo para cumprir. Entretanto, houve um quase incidente entre Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Romain Grosjean (Haas) na via das boxes, quando o russo foi enviado para a pista no preciso momento em que o gaulês passava. Esta situação ficou a ser investigada pelos comissários.
Na parte final, Giovinazzi e Räikkönen chegaram a posições de apuramento, mas os Haas de Kevin Magnussen e Grosjean melhoraram relegando-os novamente ao ‘bottom 5’. Grosjean acabaria também eliminado quando Lance Stroll (Racing Point) melhorou consideravelmente escapando à eliminação. De fora ficaram, então, Grosjean, Giovinazzi, Räikkönenn e os Williams de George Russell e Robert Kubica. No topo da tabela, destaque para Alexander Albon (Red Bull) que ainda chegou a segundo.
CLASSIFICATION: END OF Q1
— Formula 1 (@F1) November 30, 2019
Hamilton top of the pile as the field is cut down to 15 for Q2 ⏱️#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/lHn439zMGp
Hamilton assumiu o comando da Q2, ficando com os Ferrari de Charles Leclerc e Sebastian Vettel no seu encalço. Nas posições de eliminação ficaram, na fase inicial, Lando Norris (McLaren), Stroll, Pierre Gasly (Toro Rosso) depois de cometer um erro na sua volta rápida e Magnussen, enquanto Bottas só estabeleceu uma volta cronometrada mais tarde. Aí, também Kvyat desceu à zona de eliminação, já que o finlandês ascendeu a segundo ficando a 0,040s de Hamilton.
Norris salvou-se da eliminação nos últimos minutos, tal como Nico Hülkenberg (Renault), que com a sua derradeira volta relegou Sergio Pérez (Racing Point) ao 11.º lugar. Também ficaram eliminados Gasly, Stroll Kvyat e Magnussen. Fazendo uso de pneus médios, Leclerc rubricou o melhor registo da subsessão já no final, destronando Hamilton.
CLASSIFICATION: END OF Q2
— Formula 1 (@F1) November 30, 2019
Lelcerc just snatches top spot from Hamilton with a rapid final flying lap 🚀
The top ten is set for Q3 ⏱️#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/NilwTzN3cv
Chegou, então, a última Q3 da temporada. Hamilton colocou-se no comando de forma clara, com mais de três décimas de vantagem face a Verstappen, enquanto Bottas ficou em terceiro à frente dos Ferrari de Leclerc e Vettel. O ‘melhor dos outros’ era Carlos Sainz (McLaren) na sétima posição.
Nas derradeiras tentativas, Leclerc não passou a meta a tempo e ficou impedido de melhorar o seu quarto lugar. Hamilton rodou em 1m34,779s e fez um novo recorde para selar a pole position. Bottas colocou-se em segundo ultrapassando Verstappen – que não progrediu – mas de qualquer forma não é um resultado relevante. O finlandês vai partir do fundo da grelha devido a penalização por troca de componentes da unidade motriz. O quinto da qualificação foi Vettel, na frente de Albon, enquanto Norris foi o ‘melhor dos outros’ em sétimo batendo Daniel Ricciardo (Ricciardo).
Resultados:
