14.3 C
Lisbon
18 Outubro 2018
Destaques Formula 1

Hamilton conquistou pole position para o GP da Hungria numa qualificação à chuva

Pole position de Lewis Hamilton no GP da Hungria de Fórmula 1, no Hungaroring. Numa qualificação emocionante marcada pela chuva, o britânico da Mercedes e líder do Mundial superou o seu colega Valtteri Bottas com a última volta que fez na Q3. Os Ferrari ficaram relegados às terceira e quarta posições, com Kimi Räikkönen na frente de Sebastian Vettel.

O resumo da qualificação
A Q1 começou sem chuva mas com a pista húmida e ameaça da chegada iminente da chuva. Assim, vários pilotos apressaram-se a entrar em pista. Os Ferrari ficaram nas duas primeiras posições com Räikkönen na frente de Vettel, enquanto Hamilton se colocou em terceiro no Mercedes. Nos lugares de eliminação estavam Esteban Ocon (Force India), Marcus Ericsson (Sauber), Stoffel Vandoorne (McLaren) e os Williams de Lance Stroll e Sergey Sirotkin.

Sem que a chuva chegasse, alguns pilotos arriscaram em montar pneus ultramacios e as apostas rapidamente começaram a dar frutos e existiram várias mexidas na classificação. Sem que a chuva chegasse em força, os tempos estiveram sempre a cair enquanto as condições de pista melhoravam. Vettel acabou no topo à frente de Bottas. Daniel Ricciardo (Red Bull) salvou-se ‘in extremis’ da eliminação, ao contrário de Vandoorne, de Charles Leclerc (Sauber), dos Force India de Ocon e Sergio Pérez e do Williams de Sirotkin. Ericsson foi o último a selar a passagem à Q2, por cerca de três décimas.

Resultados Q1:

A Q2 começou novamente com a ameaça de chuva a pairar sobre o circuito de Hungaroring e desta feita chegou mesmo. Vettel saiu logo para a pista com pneus intermédios enquanto todos os outros ficaram com slick, pelo que pôde manter-se na pista ao contrário dos adversários. O alemão aproveitou assim para fazer uma volta de referência quando a pista estava em melhores condições.

A chuva intensificou-se, especialmente na parte final da volta, e quem ficou em pista teve de montar pneus para chuva forte. Assim, Vettel nunca mais foi batido, com Carlos Sainz (Renault) a ser o que ficou mais próximo. Na luta pela fuga à eliminação, Romain Grosjean (Haas) ficou com o último lugar de apuramento. Fernando Alonso ficou em 11.º, ao passo que Ricciardo não reagiu da melhor forma à chuva e quedou-se pelo 12.º posto à frente de Nico Hülkenberg (Renault). Também de fora ficaram Ericsson e Stroll, que como pode ver no vídeo abaixo teve um incidente nesta sessão.

Resultados da Q2:

A Q3 começou com a chuva a agravar-se, pelo que a primeira volta poderia revestir-se de especial importância. Todos os pilotos saíram para a pista com pneus para chuva forte. Os Mercedes colocaram-se rapidamente nas duas primeiras posições, com Hamilton na frente de Bottas, seguindo-se o Ferrari de Räikkönen. Max Verstappen (Red Bull) e Sainz seguiam-se, na frente de Vettel que à sua segunda volta ascendeu para terceiro.

Pouco depois, foi ultrapassado por Räikkönen, que chegou a segundo, mas este foi superado logo de seguida por Bottas que assumiu a vice-liderança. Pierre Gasly, da Toro Rosso, era nesta fase a grande surpresa no quinto lugar. Já a menos de cinco minutos do fim, Räikkönen alcançou finalmente o topo deixando Hamilton a mais de quatro décimas.

A pista parecia melhorar na fase final da sessão. Vettel subiu a segundo, tendo já garantido que falharia a pole position. O alemão assumiu a dianteira de forma provisória na sua derradeira volta, mas acabou superado pelo colega Hamilton. Räikkönen selou a terceira posição na frente de Vettel, ao passo que Sainz irá dividir a terceira linha com Gasly. Verstappen não foi além do sétimo posto, tendo a seu lado Brendon Hartley (Toro Rosso) que fez a sua melhor qualificação na F1. O top dez é fechado pelos Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean.

Resultados da qualificação:

Fonte da imagem de capa: twitter.com/MercedesAMGF1

Related posts

Force India quer manter Sergio Pérez em 2018

Bernardo Matias

Red Bull e TAG Heuer renovam parceria até 2018

Bernardo Matias

Marcus Ericsson mantém-se na Sauber como terceiro piloto

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com