Nikolay Gryazin levou de vencida no Rali Liepāja, última ronda do Europeu de Ralis (ERC). Depois de terminar ontem na liderança, o letão do Skoda só teve que controlar o seu andamento na frente de Kalle Rovanperä (Ford), nunca deixando de marcar de perto o seu rival. Łukasz Habaj, também em Ford, fechou o pódio.
Nas primeiras duas classificativas do dia (PEC 8), Rovanperä recuperou mais de oito segundos a Gryazin, que assim ficou com uma margem encurtada para dez segundos. Na PEC 10, última da manhã, o letão respondeu e ganhou mais de sete segundos ao rival, vencendo depois a PEC 12 já da parte da tarde para reforçar a sua liderança novamente. A prova acabou com um triunfo de Rovanperä na PEC 13, mas o jovem finlandês só conseguiu recuperar 1,2s dos mais de 19s a que seguia de Gryazin.
O terceiro classificado das três classificativas matinais foi Kajetan Kajetanowicz, mas o polaco do Ford, que já tinha o título assegurado, abandonou na primeira especial da parte da tarde. Essa classificativa acabou por ser cancelada devido a um acidente de helicóptero perto do fim do percurso.
Com esta situação lucrou outro polaco, Łukasz Habaj, que com os quartos lugares nas PEC 9 e 10 superou Pepe López para chegar ao quarto lugar que se ‘transformou’ em terceiro após o abandono de Kajetanowicz. Nas últimas duas classificativas, Habaj foi o quarto e terceiro mais rápido, respectivamente, selando o lugar mais baixo do pódio. O top cinco foi fechado por José António Suárez (Peugeot) e Albert von Thurn und Taxis (Skoda).
No ERC U-28 o triunfo também foi de Gryazin, enquanto no ERC U-27 Chris Ingram bateu Mārtiņš Sesks por quase 19 segundos – resultado que também contou para o ERC 3. Ingram sagrou-se assim o primeiro campeão do ERC U-27.
Já no ERC 2 o triunfo foi de Reinis Nitišs, que com o sexto lugar da geral impôs-se a Tibor Érdi Jr. por mais de dois minutos. No entanto, o húngaro sai com mais motivos para festejar uma vez que selou o título da categoria.
Recorde-se que Bruno Magalhães foi vice-campeão do ERC apesar de ter ficado pelo caminho na sétima classificativa devido a um despiste que o afastou da luta pelo título.
Top dez final: