Nikolay Gryazin é o novo líder do Rali Liepāja na Letónia, depois de duas vitórias nos dois primeiros troços da tarde e do atraso de Alexey Lukyanuk com problemas eléctricos no seu Ford. Bruno Magalhães também lucrou com os contratempos do russo subindo a oitavo.
Na primeira classificativa da tarde (a quarta da prova) Gryazin foi 2,7s mais rápido do que Kalle Rovanperä (Ford) e viu Lukyanuk a ser o terceiro a praticamente cinco segundos, pelo que o letão se colocou a apenas três décimas do rival. Com o quarto lugar de Kajetan Kajetanowicz (Ford), Rovanperä voltou a dilatar a sua margem no lugar mais baixo do pódio.
José António Suárez fechou o top cinco na frente de Bruno Magalhães, com o português da Skoda em sexto a fazer o seu melhor resultado em classificativa até agora. Consolidou assim a sua presença no top dez, mais concretamente o nono lugar.
Seguiu-se a quinta especial, na qual Gryazin somou novo triunfo, desta vez de forma ainda mais clara – 10,2s à frente de Kajetanowicz, que por sua vez ganhou quatro décimas face a Rovanperä, o terceiro mais rápido. Lukyanuk teve o problema eléctrico que lhe custou mais de dois minutos e ficou fora da luta pelas primeiras posições. Assim, Gryazin está no comando com mais de 16 segundos de vantagem face a Rovanperä, que por sua vez dispõe de mais de 42 segundos de margem para Kajetanowicz.
Łukasz Habaj (Ford) foi o quarto da PEC 5 e está em quarto da geral, ao passo que Suárez ficou em quinto desta especial mas no rali é Pepe López (Peugeot) a fechar o top cinco. Magalhães, no seu Skoda, somou mais um sexto lugar em classificativa e colocou-se a cerca de sete segundos do top cinco da geral, classificação na qual subiu a oitavo.
Quando terminou o troço, o lisboeta mostrou-se agradado com a sua performance mas admitiu que não fez um tempo tão bom como desejaria: “As sensações foram boas, melhorámos o carro e a minha pilotagem, mas o tempo não foi bom. Agora é sobre experiência, mas neste momento estou satisfeito”.
De referir que o primeiro dia do rali letão termina com dupla passagem por uma super-especial, a Liepāja City Stage, a partir das 16h25 (hora de Portugal Continental).
Top dez da PEC (esquerda) e da geral (direita):