• Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
Sábado, Janeiro 23, 2021
  • Login
AutoRacing
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos
No Result
View All Result
AutoRacing
No Result
View All Result

Grosjean: ‘Estava em paz comigo mesmo a pensar que ia morrer’

by Bernardo Matias
4 Dezembro 2020
in Formula 1
0
Grosjean: ‘Estava em paz comigo mesmo a pensar que ia morrer’

Créditos: Andy Hone / LAT Images

0
SHARES
Share on FacebookShare on Twitter

Menos de uma semana depois do assustador acidente no GP do Bahrein de Fórmula 1, Romain Grosjean falou dos detalhes dos 28 segundos em que esteve rodeado de chamas no cockpit do Haas. Foram momentos de emoções fortes, em que a ideia de morrer chegou a passar pela sua cabeça.

À Sky Sports F1, o #8 afirmou: ‘Imediatamente, quando o movimento parou, abri os olhos e a primeira coisa que fiz foi desapertar o cinto de segurança, tentei remover o volante que tinha saído e tentei sair. Inicialmente, assumindo a partir desse momento, foram 28 segundos, mas para mim pareceu mais como um 1m30s. Quis sair e bati em algo com a parte de cima do meu capacete. Então sentei-me e primeiro pensei em esperar. Pensei que estava virado contra uma barreira e alguém vira ajudar-me. Voltei a sentar-me, olhei para a direita e para a esquerda, e vi que estava tudo cor-de-laranja, isso é estranho. É o pôr-do-sol? Não. São as luzes do circuito? Não. A viseira começou a derreter e percebi que era fogo, não havia tempo para chegarem’.

Depois de nova tentativa falhada de se levantar, Grosjean sentiu que podia morrer, como confessou: ‘Desta vez tentei levantar-me um pouco mais para a direita e não consegui. Tentei um pouco mais para a esquerda e não consegui. Voltei a sentar-me. Eu disse, «não posso acabar assim». Pensei sobre o Niki Lauda, para mim é curioso que é o piloto que mais adoro na história da Fórmula 1. E eu disse, «não posso acabar como o Niki, não posso acabar assim, não pode ser a minha última corrida. Não pode ser a minha última corrida». Por isso tentei outra vez, estava preso, e vem a parte menos divertida, a mais assustadora. Voltei a sentar-me, todos os meus músculos relaxaram, estava em paz comigo mesmo a pensar que ia morrer, que parte é que ia arder primeiro: os pés, as mãos, vai doer? Foi uma sensação muito estranha. Algumas vezes que estamos perto da morte estamos um pouco assustados, mas desta vez a morte esteve mesmo à minha frente’.

Foi uma situação que deu um novo alento a Grosjean para sair do monolugar, assim como o pensamento na sua família: ‘Este momento permitiu-me recuperar, colocar o meu cérebro a tentar encontrar outra solução. Pensei nos meus filhos e disse, «Não posso morrer hoje, pelos meus filhos, tenho de os ver». E então tive a ideia de torcer a minha cabeça, ir para cima e virar-me. Funcionou, mas depois o meu pé estava preso no pedal. Tive de voltar ao carro, puxar o mais forte que consegui na minha perna esquerda. O sapato ficou onde estava o meu pé. Depois fiz as coisas outra vez. Sabia que o ombro passou a parte do halo e eu ia sair. Sei que coloquei as minhas duas mãos no fogo no halo: as minhas luvas normalmente são pretas e começaram a ficar todas pretas e conseguia sentir a dor e a queimadura’.

Depois de todas as dificuldades, o alívio do piloto, como recordou: ‘Mas levantei-me, depois saltei a barreira e senti Ian Roberts a puxar o meu fato. E essa é uma sensação extraordinária. Quando ele me puxou sabia que existia alguém comigo, que estava vivo’.

Tags: F1Haas F1 TeamRomain Grosjean
ADVERTISEMENT
Previous Post

Liderança de Dani Sordo em Monza no fim de sexta-feira

Next Post

Szafnauer: ‘Um bicampeão do mundo quase com 40 anos para mim não é um jovem piloto’

Bernardo Matias

Related Posts

Bottas não quer praticar jogos mentais com Hamilton
Formula 1

Bottas não quer praticar jogos mentais com Hamilton

22 Janeiro 2021
Pérez: ‘Nunca tinha considerado a Red Bull como opção…’
Formula 1

Pérez: ‘Nunca tinha considerado a Red Bull como opção…’

22 Janeiro 2021
Lance Stroll: ‘Seja ou não criticado, trabalho da mesma maneira’
Formula 1

Lance Stroll: ‘Seja ou não criticado, trabalho da mesma maneira’

22 Janeiro 2021
Os horários do GP do Mónaco de F1
Formula 1

Mónaco trabalha para ter público na F1, revela Helmut Marko

22 Janeiro 2021
O que Pérez acredita que pode acrescentar à Red Bull
Formula 1

O que Pérez acredita que pode acrescentar à Red Bull

22 Janeiro 2021
Button: “Há coisas a aprender mas continua a ser um carro de corridas”
Formula 1

Jenson Button é o novo conselheiro da Williams na F1

22 Janeiro 2021
Next Post
Szafnauer: ‘Um bicampeão do mundo quase com 40 anos para mim não é um jovem piloto’

Szafnauer: ‘Um bicampeão do mundo quase com 40 anos para mim não é um jovem piloto’

Tsunoda na pole position da F2 em Sakhir; Schumacher com qualificação para esquecer em 18.º

Tsunoda na pole position da F2 em Sakhir; Schumacher com qualificação para esquecer em 18.º

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

POPULAR NEWS

  • Já não há ‘totalistas’ na F1 em 2018

    Revelados os horários de todos os GP de F1 em 2019

    48 shares
    Share 48 Tweet 0
  • VÍDEO: Arrepiante acidente de Grosjean no GP do Bahrein

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VÍDEO: Violento acidente de Hubert e Correa levou ao cancelamento da primeira corrida de F2 em Spa

    936 shares
    Share 936 Tweet 0
  • Conhecidos os horários do GP de Portugal de F1

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Miguel Barbosa: ‘Há um ambiente muito mais saudável no nacional de ralis’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
AutoRacing

O melhor do desporto motorizado internacional e nacional

Powered by

Copyright © 2019 AutoRacing, All Rights Reserved

Follow Us

No Result
View All Result
  • Autos
    • Testes
    • Novidades
  • Formula 1
  • WRC
  • DTM
  • Circuitos
  • WEC
  • TT
  • História
  • Dakar
  • Motos

© 2019 AutoRacing

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In