Giandomenico Basso começou o Rali Vinho da Madeira com o primeiro lugar na curta especial de abertura desta quinta-feira na Avenida do Mar, Funchal. O italiano do Hyundai completou o percurso de 2,18km em 1m37,8s, superando Miguel Barbosa por seis décimas.
O piloto do Skoda foi o melhor do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) depois de ter ficado com pouco mais de um segundo de vantagem para o terceiro classificado, João Barros (Ford). Miguel Nunes fez o quarto tempo no seu Hyundai e foi o melhor madeirense, ao passo que Simone Tempestini (Citroën) fechou o top cinco a mais de dois segundos e meio do vencedor do troço.
Alexandre Camacho, líder do campeonato regional de ralis da Madeira, fez a nona marca (segunda entre os madeirenses) com um tempo 3,6s mais lento do que o de Basso.
De realçar dois incidentes que ocorreram nesta curta classificativa. Um deles foi um capotamento protagonizado por Artur Quintal, cujo co-piloto Ricardo Abreu foi conduzido por precaução ao hospital. Noutro, Stéphane Lefebvre deu um toque e danificou a parte esquerda do para-choques dianteiro do seu Citroën. O gaulês, que é uma das cabeças-de-cartaz da prova madeirense, fez o 11.º tempo da PE 1.
Top 15 da PE 1 e da geral:
Créditos da imagem de capa: Rali Vinho da Madeira