Os primeiros pontos da Williams na presente temporada de Fórmula 1 surgiram no passado domingo, quando Robert Kubica acabou o GP da Alemanha no 12.º lugar em pista mas foi promovido a décimo na sequência da penalização aos dois Alfa Romeo. Já o seu colega George Russell acabou no 11.º lugar da classificação definitiva, mas acredita que poderia ter tido outro resultado.
O rookie britânico esteve na frente de Lance Stroll quando este optou por parar para trocar de pneus slick – opção que se viria a revelar acertada, valendo o quarto posto ao canadiano. No entanto, a Williams não fez a mesma opção. Caso contrário, Russell acredita que poderia ter tido um resultado mais forte.
De acordo com o Motorsport.com, perante a questão sobre quantas vezes esteve com os pneus errados ao longo da prova de Hockenheim, Russell foi claro: “Provavelmente a maior parte da corrida! Quis partir com intermédios mas começámos com pneus de chuva, permanecemos em pneus de chuva durante o primeiro safety car quando devíamos ter parado para os intermédios. Depois, no fim da corrida, quis parar para mudar para os slick. Por algum motivo permanecemos em pista mas compreendo a posição da equipa, provavelmente porque escolhemos fazer isso, e sabes que todos estão com dificuldades para se manter no asfalto”.
O jovem britânico recordou a situação de Stroll para sustentar que podia ter feito algo semelhante com outra estratégia: “Não estamos numa posição de desperdiçar algo assim. Estávamos na frente do Lance quando ele parou durante o safety car e não o fizemos, e ele saiu em segundo. Portanto, isso mostra que fizemos a escolha errada”.
Por outro lado, Russell sente que devia ter forçado mais a estratégia que procurava: “Quis parar, mas provavelmente não fui suficientemente forte para dizer à equipa para parar e montar pneus slick. Por algum motivo decidimos permanecer em pista e de seguida parámos uma volta mais tarde e o Lance estava em segundo”.