O G-Drive Oreca #26 levou de vencida nas 4 Horas do Red Bull Ring, terceira ronda das European Le Mans Series (ELMS). Andrea Pizzitola, Jean-Eric Vergne e Roman Rusinov consolidaram assim o comando do campeonato numa prova em que o melhor luso foi Filipe Albuquerque em quarto no Ligier #22 da United Autosports. Henrique Chaves foi 15.º no Dallara #30 da AVF.
Depois de sofrer uma penalização de travessia da via das boxes na fase inicial da prova austríaca devido a partida queimada por Rusinov, a tripla do Oreca #26 encetou uma boa recuperação – beneficiando de um bom ‘stint’ triplo de Pizzitola e um safety car na segunda hora. Vergne alcançou a liderança já perto da última meia hora, após Nelson Panciatici (Oreca #29, Duqueine Engineering) parar nas boxes.
Até final, Vergne ainda teve que ir às boxes a cerca de dez minutos da bandeira de xadrez, mas foi uma paragem rápida para reabastecimento que permitiu ao gaulês voltar à pista na frente de Panciatici. A diferença entre ambos manteve-se estável em torno de 20 segundos até ao fim. O colega de Nico Jamin e Pierre Ragues ainda esteve sob pressão de Olivier Pla (Oreca #24, Racing Engineering), que assegurou o lugar mais baixo em parceria com Norman Nato e Paul Petit.
Depois de arrancarem em sétimo, Albuquerque e Phil Hansen conseguiram fazer uma boa recuperação ao longo da corrida do Red Bull Ring. O português, que cumpriu o último turno de condução, ficou a mais de meio minuto do ambicionado pódio e bateu Paul-Loup Chatin por praticamente dois segundos. O autor da pole position, colega de Memo Rojas e Paul Lafargue no Oreca da IDEC Sport, acabou na quinta posição.
Quanto a Chaves, colega de Konstantin Tereshchenko no Dallara #30 da AVF, cortou a meta no 15.º posto, com a dupla a acabar à frente de outros três LMP2 após uma ronda complicada em terras austríacas. A Algarve Pro Racing foi 18.ª e última da categoria com Ate De Jong, Mark Patterson e Tacksung Kim a bordo.
A RLR Msport foi a grande dominadora nos LMP3 através de Job van Uitert, John Farano e Rob Garofall, tripla que liderou a maioria da prova para cortar a meta 5,092s na frente do segundo classificado, Alex Kapadia – o carro da Ecurie Ecosse onde também estiveram Christian Stubbe Olsen e Colin Noble. O #13 da Inter Europol fechou o pódio da classe pilotado por Martin Hippe e Jakub Smiechowski. A RLR é a nova líder das ELMS em LMP3 depois do sétimo posto dos anteriores primeiros classificados, o #11 da Eurointernational (Giorgio Mondini e Kay Van Berlo).
Nos LMGTE, a Proton levou de vencida com o Porsche #88 de Gianluca Roda, Giorgio Roda e Matteo Cairoli, com Giorgio Roda a assumir o comando cedo ultrapassando Liam Griffin – que arrancara da pole position no Ferrari #66 da JMW Motorsport que divide com Alex MacDowall e Miguel Molina. Matt Griffin cortou a meta em segundo no Ferrari #55 da Spirit of Race que partilhou com Aaron Scott e Duncan Cameron, ao passo que o pódio foi fechado pelo Porsche da Embimotors (Fabio Babini, Raymond Narac e Riccardo Pera).
Resultados:
Resultados por classe:
Créditos da imagem de capa: Photo©JEP – www.jakobebrey.com