Só no Verão é que a Fórmula E vai decidir acerca da introdução do monolugar da terceira geração. Para já, isso ainda está previsto para a época de 2022/2023, mas todas as consequências da pandemia de coronavírus podem hipotecar os planos no curto/médio prazo, como já aconteceu com a chegada do Gen2 EVO.
Uma das medidas aplicadas para mitigar o impacto da situação actual nas equipas de Fórmula E foi adiar o kit aerodinâmico Gen2 EVO para 2021/2022. Isto significaria que duraria apenas um ano antes de dar lugar à geração de monolugares completamente renovada – o que criaria uma necessidade de desenvolvimento potencialmente não benéfica.
Porém, para já ainda não se decidiu sobre um eventual adiamento do Gen3, disse o presidente da Fórmula E – Alejandro Agag – ao site Motorsport.com: ‘O Gen3 é algo que precisa de mais alguma reflexão. Precisamos de pensar no que queremos fazer com ele. Uma opção é adiá-lo, obviamente. Outra opção é deixá-lo como planeado agora. Uma terceira opção seria um híbrido – ver como podemos reduzir o custo do Gen3 e ainda introduzi-lo na nona época. Como a poupança nos custos não começará antes de Julho, não precisamos de tomar uma decisão agora’.