Quando faltam quatro classificativas para o fim, Adrien Fourmaux é líder do Rali das Ilhas Canárias, tendo-se destacado na manhã deste sábado. A prova encerra o Europeu de Ralis (ERC), em que a luta pelo título continua em aberto. Os dois portugueses, Pedro Almeida e José Paula, já estão fora de prova.
Depois de terminar o dia inaugural no comando, Iván Ares (Hyundai Ares Racing Team) teve dificuldades na PEC 10 que abriu este sábado em Valleseco, caindo para terceiro. Foi ultrapassado por Fourmaux (M-Sport Ford) e Nil Solans (Team Vito Skoda), num troço ganho por Yoann Bonato (Citroën). Pedro Almeida (Peugeot) abandonou antes do arranque.
Solans voltou ao topo do rali com o melhor tempo da PEC 11 (Galdar 1), mas no troço seguinte sofreu um furo. Foi então na PEC 12 (Moya 1) que Fourmaux passou para a frente, ficando com Bonato no seu encalço depois de este ser o mais forte da classificativa. Ares manteve-se em terceiro. José Paula abandonou neste troço.
A primeira parte do dia encerrou com a PEC 13 (Arucas 1), em que Alexey Lukyanuk (Saintéloc Junior Team/Citroën) foi o mais forte consolidando a sexta posição da geral. Está duas posições atrás do principal rival na luta pelo título, Oliver Solberg (Volkswagen), mesmo assim seguro. Fourmaux fez o sétimo tempo, mas está no topo do rali com 33,4s de avanço sobre Bonato. Ares segue em terceiro com 35,2s de margem face a Solberg
Top dez da geral após a PEC 13:
