All for Joomla All for Webmasters
Formula 1

FIA sugere motor ‘universal’ para a F1 e WEC

Imagem: Getty Images / Red Bull Content Pool

Com a Fórmula 1 e o Mundial de Resistência (WEC) prestes a conhecerem novas regras técnicas, a FIA pretende que os futuros motores de F1 possam ser semelhantes aos dos LMP1 do WEC, de forma a poderem ser adaptados para participar nas 24 Horas de Le Mans.

Em 2021 a categoria-rainha terá novas unidades motrizes, o que constitui uma nova oportunidade de introduzir um motor mais ‘universal’. Pelo menos é o que defendeu o presidente da FIA, Jean Todt, em declarações à publicação alemã Auto Motor und Sport:

– Neste momento temos regras de motores separadas para todos os campeonatos. Não tem que ser assim. Os requisitos para a F1 e para o WEC são semelhantes. Um motor de F1 tem que fazer cerca de 5.000km, o que é mais ou menos a distância de Le Mans”.

Para o dirigente, o facto dos conjuntos propulsores serem semelhantes poderia encorajar os construtores a participarem não só na F1 como também em Le Mans com as mesmas equipas: “Tendo um conceito de motor seria atractivo para novos construtores, e poderia significar que as equipas de F1 podem ir a Le Mans com a sua própria equipa, e vice-versa”.

 

Por agora tudo não passa de uma ‘ideia’ avançada pelo presidente da FIA que, a vir a tornar-se realidade, não seria totalmente inédita – nos anos 1980 e 1990 foram vários os Grupo C com motores derivados dos de F1, o que acabou por provocar uma escalada de custos que significou o fim da categoria.

Neste momento, é certo que os futuros conjuntos propulsores da F1 serão V6 híbridos, com a continuidade do MGU-K. O objectivo é serem mais baratos e menos complexos. Quanto ao WEC, no caso dos LMP1, os motores são mais variados. Só têm necessariamente que ser a quatro tempos alimentados a gasolina ou diesel, com a cilindrada limitada a 5.550cm3 para o caso dos não híbridos.

FIA sugere motor ‘universal’ para a F1 e WEC
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com