All for Joomla All for Webmasters
Formula 1

F1 considera alterar desenho de pistas para melhorar a competição

Imagem: Getty Images / Red Bull Content Pool

A Liberty Media está a estudar se mudar o desenho de algumas pistas pode melhorar a competição na Fórmula 1, numa altura em que também decorre pesquisa sobre a alteração do design dos monolugares para facilitar a tarefa dos pilotos se seguirem de perto e tentarem ultrapassagens.

Citado pelo Motorsport.com, o director desportivo da F1 confirmou que o trabalho no que toca à aerodinâmica dos monolugares decorre a bom ritmo, mas não é a única vertente a ser trabalhada: “O trabalho no desenvolvimento dos circuitos está a acontecer. Já nos reunimos com alguns circuitos sobre possíveis modificações para melhorar a competição”.

Segundo Brawn, o trabalho de investigação da Liberty Media envolve olhar para o passado do campeonato: “Existiam períodos de competição em que existiam mais ultrapassagens? Há pistas em que há mais ultrapassagens? Portanto, podes fazer uma análise estatística. A coisa à qual precisas de estar atento é que ultrapassar não é boa competição. Tens que começar a pensar sobre o que é boa competição e isto é dois monolugares a lutarem entre si”.

O responsável acrescentou: “Isto pode significar que o piloto da frente permanece à frente mas podes ter uma óptima competição a ocorrer. É um pouco mais complexo do que contar o número de ultrapassagens. O que estamos a ver até agora é a capacidade de adoptar trajectórias diferentes ao longo das curvas é muito importante para ajudar a competir. Portanto, se tens um gancho e é uma pista estreita, isso não tão bom. Se tiveres um gancho e é uma pista larga, onde podem haver algumas trajectórias diferentes para a curva, então algo pode acontecer”.

Além disso, Brawn referiu que o próprio asfalto é importante devido à degradação dos pneus: “O piso é muito importante para a competição porque o tipo de piso pode criar degradação e um nível razoável de degradação dos pneus é útil para a competição porque começas a ter diferenciais de desempenho. […]. Se olharmos para circuitos com degradação muito baixa, como Sochi, as corridas são desafiantes e é para uma paragem. Os pneus não se desgastam. Não há diferenciadores de desempenho criados”.

F1 considera alterar desenho de pistas para melhorar a competição
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com