A Ford descarta usar o recentemente apresentado GT Mk II como base de um possível modelo para os hipercarros, categoria de topo do Mundial de Resistência (WEC) a partir de 2020/2021. De recordar que o construtor cessou o seu programa oficial nos LMGTE Pro no campeonato este ano.
Esse projecto foi resultado de uma parceria entre a Ford Performance e a Multimatic que começou em 2016 e não foi renovada. Dias depois de o Ford GT Mk II ser revelado no Festival de Goodwood, o dirigente da Multimatic Larry Holt esclareceu ao Motorsport.com que o carro não servirá de base para uma eventual entrada nos hipercarros do WEC, ao referir:
– O novo carro não foi feito com a classe dos hipercarros em mente. A Ford fez o acordo deles há quatro anos, eles fizeram o que disseram que fariam. Estão a ver o que querem fazer a seguir? Sim, estão. O GT podia ser o mais próximo de um carro GTE-plus, mas não foi o caminho seguido [pelo WEC]. Eles foram para as regras dos hipercarros. Isto não é um hipercarro”.
Isto não significa automaticamente que a Ford não possa vir a ingressar nos hipercarros do WEC, como esclareceu Holt: “Não há nada no Mk II que aponte para um futuro nos hipercarros, mas a Ford está a olhar para tudo. Eles agora estão num modo em que estão a investigar”.
O Ford GT Mk II é resultado de colaboração da Ford com a Multimatic, tratando-se de um modelo exclusivamente destinado às pistas com aerodinâmica que tem provas dadas em competição. Debita 700cv de potência e a produção está limitada a 45 unidades.