José Pedro Fontes assumiu a liderança do Rali Terras d’Aboboreira esta manhã, encaminhando-se assim para a primeira vitória da época no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Só se completaram dois troços com todos os pilotos a passarem, uma vez que a sexta classificativa foi cancelada após os acidentes de Armindo Araújo e Miguel Barbosa.
O dia de sábado começou com Araújo (Team Hyundai Portugal) a impor-se na PEC 4 (Marco Rios de Emoção 1), com o campeão em título a superar Barbosa (BP Ultimate Vodafone Skoda Team) por 2,2s. Com o terceiro registo, Fontes (Citroën Vodafone Team) aproximou-se do líder do rali, Bruno Magalhães (Team Hyundai Portugal), que foi quarto a 0,3s. João Barros, num Skoda da ARC Sport, rubricou a quinta marca para subir à mesma posição da geral, ao passo que o seu colega de equipa foi sexto e também ascendeu a sexto. Já Pedro Meireles (Volkswagen) atrasou-se ligeiramente com o décimo tempo.
A manhã continuou com a quinta especial, na primeira passagem pelo troço Baião Vida Natural. Aqui, houve mudança de líder, com Fontes a ganhar o troço 1,5s na frente de Barros, sendo Araújo terceiro e Magalhães quarto a 3,6s. Assim, este cedeu a dianteira da geral ficando a 2,3s de Fontes. Barbosa manteve o quarto posto com a quarta marca, mas viu Barros a ficar mais perto. Teodósio conservou a sexta posição depois de fazer o sexto registo da PEC 5.
A sexta classificativa (Carvalho de Rei 1) acabou por ser cancelada quando apenas cinco pilotos tinham chegado ao fim. Em causa estão os acidentes de Araújo e Barbosa, o que significa no caso de Araújo que a liderança do CPR estará fora do alcance neste rali. Entre os homens que completaram o troço, Fontes foi o mais rápido 5,5s na frente de Magalhães, alargando assim a sua margem de liderança para 7,8s.