Max Verstappen regressou às vitórias no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, terminando uma série de triunfos de unidades motrizes Mercedes que durava desde o GP da Toscana Ferrari 1000. Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, da Mercedes, fecharam o pódio de uma prova sem batalhas diretas na frente.
O resumo da corrida
Arranque sem incidentes em Yas Marina, com Verstappen a defender bem a liderança a partir da pole position. Bottas, Hamilton e Lando Norris (McLaren) também mantiveram posições nesta fase inicial sem grandes movimentações. Nas primeiras voltas, Verstappen foi capaz de consolidar o comando, enquanto Bottas se isolou em segundo na frente de Hamilton.
A luta mais interessante era pelo quarto lugar com Norris e Alexander Albon (Red Bull). Este conseguiu ultrapassar na volta seis. Na décima volta, Sergio Pérez abandonou com problemas no Racing Point, o que motivou o acionamento do safety car virtual. Vários pilotos, incluindo os líderes, aproveitaram para trocar de pneus. O safety car viria mesmo a sair para a pista na volta 11.
O safety car saiu de pista no fim da volta 13 e no reatar não existiram diferenças significativas. Verstappen manteve o comando sem grandes problemas e cedo se começou a distanciar dos Mercedes de Bottas e de Hamilton. Albon não teve argumentos para atacar as posições de pódio. A grande novidade era Daniel Ricciardo (Renault) no quinto lugar.
Numa corrida monótona na frente, as lutas principais eram no ‘segundo pelotão’. Com Pérez de fora, a Racing Point dependia apenas de Lance Stroll na luta pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores. O canadiano foi presença constante no fim do top dez, muito atrás dos pilotos da McLaren, a principal adversária da Racing Point. Ao fim de 27 voltas a classificação estava assim ordenada:
CLASSIFICATION (LAP 27/55)
— Formula 1 (@F1) December 13, 2020
Our movers and shakers as we move into the second half of the race#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/geQAsNgD9m
A corrida foi controlada de forma evidente por Verstappen, que esteve sempre com os Mercedes muito atrás. Bottas também conseguiu gerir bem o seu segundo posto na frente de Hamilton. Albon desenvolveu uma corrida solitária em quarto. Na volta 40, Ricciardo fez a sua paragem nas boxes para montar pneus médios. Caiu para sétimo, pelo que Norris regressou a quinto e tinha atrás de si o colega da McLaren, Carlos Sainz.
Hamilton ainda chegou parecer ter argumentos para ir ao ataque da segunda posição de Bottas, mas a verdade é que acabou por não conseguir sequer chegar à traseira do colega de equipa. Sem ceder nem errar, Verstappen venceu de forma muito tranquila somando ainda a volta mais rápida. Bottas acabou em segundo, garantindo o vice-campeonato, e Hamilton foi terceiro.
Em quarto concluiu Albon, que ainda ser aproximou ligeiramente do pódio nas voltas finais. A McLaren teve Norris em quinto e Sainz em sexto, assegurando assim a terceira posição no Mundial de Construtores. Ricciardo com volta mais rápida, Gasly, Esteban Ocon (Renault) e Stroll fecharam os lugares pontuáveis. Refira-se que Ocon subiu a nono numa luta que durou até à última volta. Charles Leclerc foi o melhor da Ferrari em 13.º logo na frente do colega Sebastian Vettel, que fez a sua última corrida pela Ferrari.
Resultados:
