Uma das portas de entrada nos palcos internacionais de ralis é o ERC Junior, que se desenrola a par do Europeu de Ralis (ERC). No próximo ano o campeonato adota as novas regras Rally 3, dando ao campeão a chance de pilotar no Junior WRC em 2022.
Yves Matton, diretor de ralis da FIA, disse citado pelo site do ERC que existirão mais anúncios nos próximos meses sobre a escada até ao topo dos ralis: ‘Esta é a primeira ação no processo de redefinir a pirâmide desportiva dos ralis com mais anúncios esperados para o começo de 2021. Entretanto, qualquer iniciativa que crie um caminho claro entre o Europeu de Ralis e o Mundial de Ralis é para ser aplaudida e eu estou muito satisfeito por nos termos podido sentar com a M-Sport, Pirelli e Eurosport Events com o objetivo claro de alcançar os nossos objetivos partilhados’.
O francês disse ainda: ‘É vital para o futuro do nosso desporto que os jovens pilotos tenham oportunidades acessíveis de construir a sua experiência internacional em carros de quatro rodas motrizes e este projeto faz exatamente isso’.