Os rumores dos últimos dias já o faziam prever, mas agora é oficial: Fernando Alonso está de regresso à Fórmula 1 em 2021 com a Renault, fazendo dupla com Esteban Ocon. Depois de dois anos de ausência, o bicampeão volta para ocupar o lugar deixado por Daniel Ricciardo em Enstone, onde se sagrou campeão do mundo em 2005 e 2006. O contrato é de dois anos.
Esta é a terceira vez que Alonso representa a Renault, depois das passagens entre 2003 e 2006 e entre 2008 e 2009. Agora chega a um projeto que visa o crescimento da competitividade da Renault num ano de 2021 em que os monolugares estão congelados do ponto de vista do desenvolvimento. O diretor de gestão da Renault Sport Racing, Cyril Abiteboul, explicou assim a contratação de Alonso:
– A assinatura do Fernando Alonso faz parte do plano do Groupe Renault para continuar o seu compromisso com a F1 e voltar ao topo do pelotão. A presença dele na nossa equipa é uma mais-valia formidável ao nível desportivo, mas também para a marca à qual ele está muito ligado. A força dos laços entre ele, a equipa e os adeptos tornam-no na escolha natural. Além dos sucessos do passado, é uma opção mútua ousada, bem como um projeto para o futuro. A experiência e determinação dele irão permitir-nos extrair o melhor um do outro para levar a equipa rumo à excelência que a Fórmula 1 moderna exige. Ele também trará à nossa equipa, que cresceu muito rápido, uma cultura de competição e de vitórias para ultrapassar barreiras juntos. Em conjunto com o Esteban, a missão dele será ajudar a Renault a preparar-se para a época de 2022 nas melhores condições possíveis’.