Na Europa, a pandemia do coronavírus está especialmente fora de controlo em Itália, onde os números de novos casos e de óbitos não param de aumentar significativamente. A família Agnelli e respectivas empresas, incluindo a Ferrari, decidiram solidarizar-se com a situação, oferecendo um amplo apoio aos serviçosde saúde nacionais do país.
Desde logo, a família Agnelli doou dez milhões de euros ao Departamento de Protecção Civil Italiana na gestão da emergência ao nível nacional e à organização de assistência social Specchio dei Tempi/La Stampa por forma a responder às necessidades locais de saúde e ao nível social em Turim e na região de Piemonte.
Por outro lado, a EXOR e as subsidiárias FIAT Chrysler, Ferrari e CNH Industrial juntaram-se a empresas fora do grupo para adquirirem 150 ventiladores e outro equipamento médico de fornecedores estrangeiros, preparando o transporte imediato para Itália.
Ao nível de transporte, a Leasys forneceu à Cruz Vermelha Italiana e à associação nacional para assistência pública (ANPAS) uma frota de viaturas para a distribuição de alimentos e medicamentos aos doentes, aos mais velhos e aos que precisam de assistência no país.
Há ainda o contacto constante da EXOR, FCA, Ferrari e CNH Industrial com a Protecção Civil italiana no sentido de prestar sem custos serviços de prospecção de equipamento médico e produtos de cuidados de saúde disponíveis internacionalmente, além de apoiar nos assuntos alfandegários por forma a acelerar a chegada do material a Itália.
Ainda há mais: a Juventus, propriedade da família Agnelli, promove a iniciativa de angariação de fundos #DistantiMaUniti, enquanto a Fundação Agnelli se juntou ao La Stampa e à Fundação Specchio dei Tempi na iniciativa #restoascuola para apoiar o ensino à distância nas escolas – em particular para os estudantes com mais dificuldades de aprendizagem.