9.2 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Autos Formula 1

Faleceu Sergio Marchionne

Faleceu Sergio Marchionne, que no sábado foi substituído como presidente da Ferrari e director-executivo da FIAT Chrysler (FCA). O italiano, que marcou os últimos anos do construtor de Maranello na Fórmula 1 e destacou-se sobretudo pelo seu trabalho na FIAT, tinha 66 anos de idade e estava internado em Zurique. O óbito terá sido consequência de complicações numa cirurgia a um ombro.

Em comunicado, John Elkann, actual presidente da FCA, citado pela CNBC, afirma: “É com a mais profunda tristeza que a EXOR soube do falecimento de Sergio Marchionne. Infelizmente, o que temíamos aconteceu. […]. Acredito que a melhor forma de honrar a sua memória e construir no legado que ele nos deixou, continuando a desenvolver os valores humanos de responsabilidade e abertura de que ele era o mais fervoroso adepto”.

Quando foi designado director-executivo da FIAT em 2004, Marchionne recebeu uma empresa à beira da falência, mas não se intimidou pela difícil missão que tinha pela frente. Segundo recorda a Bloomberg, em 2003 havia perdas superiores a seis biliões de euros e, em 2005, já lucrava cerca de dois biliões de dólares graças a uma aliança com a General Motors. Em 2009, a FIAT avançou para a aquisição da Chrysler salvando-a da bancarrota além de formar o actual grupo FCA.

No fim de 2014, conseguiu convencer as famílias Agneli e Elkham a afastarem Luca di Montezemolo da presidência da Ferrari entregando-lhe o cargo. Não tanto pelos resultados comerciais, mas mais pelos resultados desportivos do construtor na Fórmula 1. Começou então a recuperação depois da pior época da Scuderia na história recente de forma a colocá-la novamente na luta pelos títulos.

Recorde-se que há poucos dias Marchionne foi substituído nos cargos que ocupava na Ferrari e na FCA por motivos de saúde, algum tempo depois de já ter anunciado a renúncia em 2019.

Related posts

Fisichella recorda dupla com Alonso: “Partilhámos dois anos muito bons”

Bernardo Matias

Alonso garante que não se arrepende de ter deixado a Ferrari em 2014

Bernardo Matias

VÍDEO: Highlights da qualificação para o GP do Mónaco de F1

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com