12 C
Lisbon
22 Fevereiro 2019
Circuitos

F3 vai limitar ‘downforce’ dos monolugares durante as corridas

Em 2019, as GP3 Series desaparecem dando lugar à nova Fórmula 3 no programa dos Grandes Prémios de Fórmula 1, o que significa também um novo monolugar. E este terá a ‘downforce’ limitada durante as corridas por forma a tentar assegurar mais competitividade e acção em pista.

No essencial, os pilotos terão o máximo potencial dos seus monolugares disponível durante os treinos livres e a qualificação. Contudo, ao chegarem à corrida, verão o ângulo da asa traseira limitado, o que aumentará a distância de travagem.

A solução é explicada pelo director técnico do campeonato, Didier Perrin, em declarações à Auto, revista oficial da FIA: “Vamos limitar a ‘downforce’ dos monolugares para a corrida. Para os treinos livres e para a qualificação os pilotos podem usar o potencial total da ‘downforce’, mas para a corrida iremos reduzir limitando o ângulo da asa traseira para garantir que a distância de travagem é ligeiramente mais longa”.

De referir que o DRS poderá continuar a ser usado na nova F3, mas passam a não existir limitações quanto ao número de vezes que o dispositivo de asa traseira móvel pode ser activado. A primeira ronda do campeonato é em Maio à margem do GP de Barcelona, existindo ainda mais sete jornadas duplas.

Créditos da imagem: Sam Bloxham

Related posts

Abandono chegou a passar pela cabeça de Tarquini após o título do WTCC em 2009

Bernardo Matias

Fórmula E não deve mudar formato de qualificação polémico

Bernardo Matias

Francisco Abreu no CNVT e TCR Ibérico no VW Golf do Novadriver

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com