Depois de punir a Racing Point, a Fórmula 1 avança contra os ‘clones’ de monolugares de outras equipas em 2021. A FIA deu razão aos protestos da Renault contra a Racing Point sobre o facto de as condutas de travões dos Racing Point deste ano serem iguais às do Mercedes do ano passado.
Nikolas Tombazis, diretor dos assuntos dos monolugares da FIA, confirmou que vão ser feitas alterações aos regulamentos para que fique claro – na F1 não há lugar para monolugares ‘clones’ de outros, a não ser em componentes muito específicos: ‘Planeamos introduzir a muito breve prazo algumas emendas aos regulamentos desportivos de 2021 que impedirão isto de se tornar a norma. Isto irá impedir as equipas de usarem parte extensiva de fotografias para copiar porções inteiras de outros monolugares na forma que a Racing Point fez. Aceitaremos componentes individuais serem copiados em áreas locais, mas não queremos que todo o monolugar seja fundamentalmente uma cópia de outro monolugar’.
Citado pelo site Motorsport.com, Tombazis esclareceu igualmente: ‘Iremos dar orientações sobre isso, bem como a regulamentação e a redação em si ao longo das próximas semanas. Queremos dar às equipas uma mensagem muito forte do que não devem começar a fazer isso agora para o monolugar do próximo ano, porque simplesmente não será permitido. É claro que será aceite que as equipas, seja o que for que têm agora nos monolugares de 2019/2020, não devem eliminar ou começar de novo porque nunca é assim que funciona’.